bannerfull
  • A prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, morreu na tarde desta quinta-feira (24), em Salvador. A prefeita estava internada no Hospital Aliança desde o último domingo (20). A causa da morte foi Anemia Falciforme e a petista faleceu por conta de complicações da doença. A informação foi confirmada pelo presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação. O velório ocorre nesta sexta-feira (25), a partir das 7h, na Câmara de Vereadores de São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador. Rilza tinha 51 anos e nasceu em São Francisco do Conde. Era mãe de três filhos: Rafaela, Rodrigo e Raiana. Em 2008, foi eleita…

    ler mais
  • Morreu nesta quarta-feira (23), aos 87 anos, o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna. Ele deu entrada no Real Hospital Português na noite de segunda-feira (21), quando recebeu diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico e foi submetido a uma cirurgia. Estava internado em coma, e respirava com a ajuda de aparelhos. De acordo com o boletim médico, Suassuna morreu às 17h15, depois de uma parada cardíaca. Sua obra mais conhecida, O Auto da Compadecida, falava poeticamente a definição da morte: "Cumpriu sua sentença e encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca de nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação…

    ler mais
  • "Mãe Stella de Oxóssi é um símbolo, uma líder religiosa que muito orgulha a Bahia", afirmou Rui Costa, candidato a governador pela coligação Pra Bahia Mudar Mais, ao visitar, nesta quarta-feira (23) o terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, na companhia de sua esposa, Aline Peixoto, e de Otto Alencar, candidato a senador. Eles foram recebidos pela yalorixá, que estava realizando, como sempre acontece às quartas-feiras, a cerimônia do amalá de Xangô, orixá patrono do terreiro. Ao observar que o povo de santo tem uma relação muito íntima com o meio ambiente e que o governo tem obrigação de zelar…

    ler mais
  • “O povo quer mudança”. A justificativa do ex-prefeito de Varzedo, Del Araújo, do PP, partido da base do governo Wagner, era comum a todos os líderes políticos do interior que comunicaram apoio às candidaturas de Paulo Souto, a governador, e Geddel Vieira Lima, a senador, na manhã desta quarta-feira (23). Representantes de Ichu, Belo Campo, São Gabriel, Serrinha, Senhor do Bonfim e Varzedo estiveram no escritório político de Salvador. Também de Varzedo, o ex-petista Elivaldo Pará acompanhava o conterrâneo na decisão de aderir à chapa majoritária oposicionista. “Está todo mundo cansado do desmando e de ver tudo à…

    ler mais
  • Após o grande impacto da matéria “Xique-Xique pode ficar sem água em 40 dias”, publicada no Sertão Baiano e repercutida em rádios locais e nos principais veículos de Comunicação do estado, a Assessoria da Unidade Regional da Embasa em Irecê emitiu nota alegando que o ponto de captação em Nova Iguira - que alimenta a Adutora do São Francisco e atende cidades da Região de Irecê - “é completamente diferente do Canal do Guaxinim, onde se localiza o ponto de captação do Sistema Autônomo de Abastecimento de Água de Xique-Xique”. Por isso, segue o texto, “é…

    ler mais
  • Considerado um dos elementos mais importantes para a construção da candidatura e visibilidade para o eleitorado, o horário eleitoral gratuito em rádio e TV é disputado segundo a segundo pelos candidatos. De acordo com levantamento feito pelo colunista Jairo Costa (Correio), a Justiça Eleitoral cedeu em caráter preliminar e extraoficial, o tempo que cada coligação ou partido terá na propaganda. Na divisão do bolo, a maior fatia ficou para Rui Costa (PT), com 7min49s. Paulo Souto (DEM) tem à disposição 6min59s. Em terceiro, vem Lídice da Mata (PSB), com 1min45s. Marcos Mendes (Psol), com 1min11s, Renata Mallet (PSTU) e Rogério Da…

    ler mais
  • O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o perfil dos candidatos às eleições de outubro. Segundo o tribunal, 24,9 mil candidatos vão disputar 1.709 vagas para os cargos de deputado federal, estadual e distrital, senador, governador e presidente da República, além de suplentes para o Senado e vices. De acordo com o levantamento, o cargo mais concorrido é o de deputado distrital. São 1.003 candidatos para 24 vagas, o que representa uma concorrência de 41,79 por vaga. Deputado federal e estadual têm concorrência de 13,19 candidatos por vaga e 15,71 candidatos por vaga,  respectivamente. O partido que mais tem candidatos é o PT, com 1.323, seguido pelo…

    ler mais
  • Pesquisa Ibope contratada por O Estado de S. Paulo e pela Rede Globo mostra estabilidade na disputa presidencial. A presidente Dilma Rousseff (PT) soma 38% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, de 15 de junho, Dilma tinha 39%. O candidato do PSDB, Aécio Neves, tem 22% das intenções de voto, ante 21% do levantamento anterior. O candidato do PSB, Eduardo Campos, tem 8% das intenções de voto - eram 10% na pesquisa anterior. As oscilações estão todas dentro da margem de erro. Nas simulações de segundo turno, Dilma venceria tanto Aécio quanto Eduardo, por 8 pontos e por 12 pontos, respectivamente. Completando a chapa do primeiro turno, o pastor Everaldo…

    ler mais
  • Daniel Pinto

    A cidade de Xique-Xique, no Vale no São Francisco, é conhecida em todo o estado pela exuberância das águas do Velho Chico. Entretanto, a escassez de chuva nos últimos 120 dias provocou uma baixa significativa no volume de água do Canal do Guaxinim, que atende a demanda dos mais de 50 mil moradores na sede e zona rural. “Se o cenário não for alterado, o abastecimento de Xique-Xique pode ser interrompido em 40 dias”, observou Edgardo Pessoa Filho, diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), autarquia da Prefeitura Municipal. A previsão apocalíptica foi feita nesta terça-feira (22), durante entrevista…

    ler mais
  • Foi ajuizado nesta segunda-feira (21) pelo Procon-BA, Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor, juntamente com a Defensoria Pública do Estado da Bahia e o Ministério Público do Estado da Bahia, uma Ação Civil Pública em relação ao Plano Bradesco Saúde. Segundo órgão, a atitude é resumida pelos inúmeros transtornos causados aos segurados do Plano pela paralisação dos atendimentos médicos, e, sobretudo, em razão da falta de interesse dos representantes da referida empresa em buscar uma solução amigável para encerrar a a situação. De acordo com o Superintendente…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2020