bannerfull
  • Ao longo dos tempos, apesar da riqueza humana, artística e cultural, o nordeste brasileiro foi mantido distante do epicentro político e econômico do Brasil. Mesmo assim, conseguiu destaque em todas as áreas do conhecimento e tem contribuído com a construção da identidade nacional e com o desenvolvimento do país. Entretanto, seria ingenuidade acreditar numa sociedade com justiça social e sem preconceito. Ainda hoje o nordeste brasileiro, quando não retratado pelo aspecto folclórico, geralmente ganha notoriedade da grande mídia pelo prisma da tragédia, que superestima o “valor notícia” da violência e degradação humana.…

    ler mais
  • Dois anos e meio depois de a Lei Antifumo ser publicada, a presidenta Dilma Rousseff assinou, neste sábado, 31, no Dia Mundial sem Tabaco, o decreto que regulamenta a norma e proíbe o fumo em locais fechados e de uso coletivo, extingue os chamados fumódromos, veta qualquer propaganda de cigarro no país e amplia o tamanho dos alertas nas embalagens do produto. A regra, que será publicada no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira (2), entra em vigor em dezembro. De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a regulamentação visa desestimular ainda mais o tabagismo e proteger as pessoas que não fazem uso do cigarro. Pela regulamentação,…

    ler mais
  • O apresentador e narrador esportivo da Rede Record, Mauricio Thomé Torres, morreu neste sábado (31) em São Paulo. Ele estava internado desde o dia 1º de maio no hospital Sírio Libanês na capital depois de sofrer uma arritmia cardíaca durante um voo entre Rio de Janeiro e São Paulo. Torres teve falência múltipla dos órgãos segundo boletim médico oficial e morreu no início da noite. Ele deixa esposa e uma filha de oito anos. O velório do apresentador vai ocorrer neste domingo, 1º, no Rio de Janeiro, no Cemitério São João Batista, em Botafogo. O jornalista iniciou a carreira no sistema Globo de Rádio na década…

    ler mais
  • O torcedor do São Paulo manteve esperanças de vencer a partida contra o Atlético Mineiro, mas após ver o adversário pressionar e empatar, as chances eram pequenas. Ninguém contava com um frango de Giovani, goleiro do Atlético, aos 44 minutos da segunda etapa. Do céu ao chão, o Galo saiu derrotado do Morumbi na tarde deste sábado pelo injusto placar de 2 a 1.O São Paulo não esperou o cronômetro chegar a cinco minutos para pressionar o Atlético. Com o foco de suas jogadas no lado esquerdo, com Osvaldo, o Tricolor acuava o Galo e mostrava que conseguiria abater seu adversário. Aos dez minutos de partida, a comprovação. Osvaldo,…

    ler mais
  • O Vitória começou a rodada como 16º colocado, com sete pontos somados, e mediu forças com o Sport, que faz uma campanha semelhante, com oito pontos ganhos na 14ª colocação. Os dois times se enfrentaram no estádio Joia da Princesa, na cidade de Feira de Santana. Logo no primeiro lance de jogo, o atacante Caio, do Vitória, engatou uma sequência de dribles em velocidade e só parou dentro da pequena área, travado pelo zagueiro do Sport. Em uma cobrança de escanteio feita por Ayrton, Dinei subiu mais que a defesa do Sport e testou firme para o gol, para ótima defesa de Magrão. Na segunda etapa, logo no segundo minuto, Neto Baiano cobrou falta com…

    ler mais
  • De acordo com a agência Climatempo, a previsão é de sol com muitas nuvens e períodos de céu nublado durante o fim de semana em João Dourado, no norte do Estado. Entre sábado (31) e domingo (1), a temperatura máxima é de 29ºC, mas os termômetros podem chegar a 16ºC durante a madrugada. A partir de segunda-feira (2), a temperatura volta a subir ao tempo em que a Umidade Relativa do Ar despenca de 90% para quase 35%, o que vai exigir mais cuidado com a hidratação. Nos próximos quatro dias, a previsão permanece praticamente a mesma (sol com muitas nuvens e períodos de nublado), mas o Índice Ultravioleta (UV) varia…

    ler mais
  • O poeta, diplomata e historiador Alberto da Costa e Silva é o vencedor do Prêmio Camões 2014. O nome do brasileiro foi anunciado ontem (30), em Lisboa. Neste ano, o prêmio teve como jurados os escritores Affonso Romano de Santanna, Antonio Carlos Secchin, Mia Couto e José Eduardo Agualusa, a professora universitária Rita Marnoto e o jornalista José Carlos Vasconcelos. Instituído pelos governos do Brasil e de Portugal, o Prêmio Camões é concedido, desde 1989, a escritores que tenham contribuído para o enriquecimento da língua portuguesa. O júri é composto por dois representantes do Brasil, dois de Portugal e dois membros de países…

    ler mais
  • O segundo treinamento da seleção brasileira nesta sexta-feira, 30, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), ficou marcado pela ausência de seis jogadores. O goleiro Julio Cesar, o zagueiro Thiago Silva, os laterais Marcelo e Maxwell, o volante Fernandinho e o meia Oscar não foram ao campo 2 do complexo, onde foi realizado um trabalho físico. A ausência dos jogadores no treino os torna candidatos a ficarem fora do primeiro amistoso da seleção brasileira na preparação para a Copa do Mundo, na próxima terça, diante do Panamá, no Serra Dourada. Afinal, na última quinta, o técnico Luiz Felipe Scolari declarou que poderia poupar até…

    ler mais
  • A briga entre o filho de Renato Russo e os ex-integrantes da banda Legião Urbana ganhou mais um capítulo na manhã desta sexta-feira (30). Após o comunicado público de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá sobre a polêmica envolvendo os direitos da marca "Legião Urbana" e sobre o novo site "oficial" da banda, divulgado na última quinta (29), Guiliano Manfredini também resolveu se manifestar. Em pronunciamento oficial, a Legião Urbana Produções Artísticas, produtora liderada por Giuliano, rebateu as críticas dos músicos e classificou o comunicado como "intempestivo" e "patético". Segundo a…

    ler mais
  • A Justiça Federal na Bahia revogou, nesta sexta-feira (30), a prisão preventiva do vereador Marco Prisco (PSDB), líder do movimento grevista da Polícia Militar da Bahia. A prisão foi substituída por medidas cautelares. Nesses termos, foi levado em consideração o fato do vereador possuir trabalho e residências fixas. Apesar da liberação, Prisco terá que pagar 30 salários mínimos de fiança, não poderá frequentar quartéis nem ter contato com diretores de qualquer associação de policiais. Além disso, não poderá se ausentar da comarca de Salvador sem autorização prévia…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2019