bannerfull
  • O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) expediu recomendação às companhias aéreas Azul, Avianca, TAM, Trip e Gol com orientações para que reservem (no mínimo) “dois assentos por voo para uso gratuito por pessoas com deficiência e comprovadamente carentes”. A medida, específica para voos que tenham a Bahia como partida ou destino, se baseia na Lei nº 8.899, de 29 de junho de 1994, que estabelece: “é concedido passe livre às pessoas portadoras de deficiência, comprovadamente carentes, no sistema de transporte coletivo interestadual”. A recomendação também leva em conta o entendimento do Supremo…

    ler mais
  • Daniel Pinto

    “Baixio de Irecê: Levando esperança para a economia da Região”.
    Esse será o tema da 16ª Exposição Agropecuária da Região de Irecê (EXPOAGRI), que acontece de 01 e 04 de maio, no Parque de Exposições. Durante os quatro dias de evento, serão realizados simpósios, ranqueamento e exposição de equinos, caprinos e bovinos; exibição de máquinas e veículos de última geração e apresentações de artistas locais. A 16ª EXPOAGRI também será “pano de fundo” para inauguração de um Centro de Treinamentos…

    ler mais
  • Daniel Pinto

    Durante a sessão ordinária da última quinta-feira (06), o vereador Antonio de Jesus (PRB) apresentou à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Irecê uma Moção de Repúdio à operadora VIVO. Na justificativa, o autor destaca que o serviço oferecido pela empresa “tem sido de péssima qualidade” e que os usuários precisam fazer “malabarismo” para completar uma simples ligação. 


    A moção foi aprovada por unanimidade pela Casa Legislativa. Na oportunidade, o vereador Daniel Cunha Araújo (PT) parabenizou a iniciativa e sugeriu que todos os demais colegas…

    ler mais
  • Confira imagens de alguns cavalos do Haras VIP, em Irecê, apresentados pelo tratador Carlinhos, referência quando o assunto é a raça mangalarga.

  • “O mangalarga é o cavalo da família”. A definição leva a assinatura de Diogo Menezes Oliveira, zootecnista, empresário e criador de cavalos da raça mangalarga marchador. Ao longo do bate-papo - realizado no Haras VIP, em Irecê, debaixo de um pé de seriguela - Diogo falou sobre a história e principais características do mangalarga, revelou quais foram os “desbravadores” da raça na região, mostrou-se otimista com a realização da 16ª Expoagri e desmistificou a rivalidade entre criadores de mangalarga e quarto de milha. “Cavalo é função”, sentenciou. Além disso, deu dicas…

    ler mais
  • Daniel Pinto

    “Tenho me aporrinhado bastante com essa situação. E o pior é que minhas viagens demoram muito mais do que o normal. Além de tudo, gasto mais dinheiro com a manutenção da minha moto”. Esse é o reclame de Gilson Alves de Almeida, 56 anos, mototaxista de São Gabriel, uma das cidades à margem da BA-148, que passa por reformas desde abril do ano passado. A Setel Serviços de Terraplenagem e Empreendimentos Ltda, responsável pela empreitada, já concluiu as etapas de drenagem, terraplanagem e colocação da sub-base, material que dá sustentação à pavimentação.  ler mais

  • A Secretaria Municipal de Agricultura de Tucano, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), ofereceu curso de capacitação para produção de alimentos derivados da mandioca e aipim. Cerca de 45 mulheres participaram do programa, que tem como meta gerar novas oportunidades de renda para agricultoras da Carnaíba de Cima, Cajueiro e Boqueirão. Entre as delícias produzidas, destaque para pães, bolos, biscoitos e sorvete.

    “Não sabia que o aipim fazia tudo isso e agora é uma nova oportunidade pra gente crescer na comunidade”, destacou Luciana de Jesus durante a oficina. Segundo o titular da pasta de Agricultura, Jaime Matos,…

    ler mais
  • A pacata São Gonçalo dos Campos, na microrregião de Feira de Santana, tem vivido dias de agitação depois da filmagem de um suposto lobisomem na zona rural do município. O clima ficou ainda mais tenso com a revelação de que alguns moradores teriam ficado cara a cara com o bicho, que, segundo a lenda, é metade homem e metade lobo e só pode ser morto com balas de prata. O vídeo, postado no dia 6 de fevereiro, tem 43 segundos e já foi visto por mais de 136 mil pessoas no YouTube. As imagens possuem baixa resolução e, ao que tudo indica, foram registradas à noite. Na internet, a situação virou chacota. Mas, em São Gonçalo,…

    ler mais
  • Daniel Pinto

    Nesta quinta-feira (6), na primeira atividade ordinária após a folia de Carnaval, os buracos espalhados na cidade “roubaram a cena” durante sessão na Câmara Municipal de Irecê. O assunto veio à tona após pronunciamento do vereador Rogério Santos Amorim (PV), conhecido como Figueiredo, que cobrou agilidade e eficiência da Prefeitura na execução da Operação Tapa Buraco. O discurso foi endossado pelo líder da oposição na Casa, Pascoal Martins (PCdoB). O comunista disse que “a cidade está destruída”. “Só não enxerga quem é míope”,…

    ler mais
  • A Prefeitura de Irecê, em parceria com o Ministério da Saúde, disponibiliza a vacina contra o HPV para crianças e adolescentes de 11 a 13 anos.  A vacina pode ser encontrada em todas as unidades de saúde do município de 10 de março a 10 de abril.

    Embora os homens também estejam susceptíveis à doença, as mulheres são as maiores vítimas. Estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 50% da população feminina mundial pode estar infectada.

    Portanto, previna-se! 

     

Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2017