bannerfull
  • Nem bem acabou a “ressaca” do Carnaval, mas nos bastidores do show business só se fala no São João de Irecê, cidade polo do norte do Estado. A reportagem do Sertão Baiano tem acompanhado e participado dessas conversações a fim de trazer, com exclusividade, todas as informações aos seus leitores. Até o momento, o que se sabe é que a Prefeitura pretende "esticar" a festa, que deve ter 5 dias de duração. A Banda Calypso, liderada pelo casal Joelma e Chimbinha, confirmou participação no São João de Irecê durante apresentação no Programa do Ratinho, SBT. Além disso, em conversa…

    ler mais
  • Na próxima sexta-feira, 11 de abril, a Câmara Municipal de Irecê promove sessão especial para discutir assuntos ligados à formação superior, especialmente a implantação de uma Universidade Federal no Território de Irecê. A iniciativa é do vereador Pascoal Martins (PCdoB), líder da oposição na Casa Legislativa, que pretende envolver todos os segmentos sociais nesta “campanha”. “É preciso mobilizar o setor comercial, estudantes, professores, empresários e toda sociedade. Afinal, temos mais de 29 mil estudantes do Ensino Médio em nossa região e a oferta de vagas no Ensino Superior é bastante…

    ler mais
  • Nesta sexta-feira (04), um leitor do Sertão Baiano que almoçava no Mercado Municipal de Irecê flagrou uma briga nas dependências do local. O vídeo tem pouco mais de 10 segundos, mas, de acordo com relatos, o incidente de violência durou quase 10 minutos. Apesar do tumulto e aglomeração de populares, nenhum segurança apareceu. “Tive medo que alguém se ferisse. Não se pode nem mais almoçar tranquilamente nesta cidade”, observou leitor, que pediu para ter a identidade preservada. O Mercadão é administrado pela Prefeitura de Irecê. De acordo com a Assessoria de Comunicação do Município, o equipamento público…

    ler mais
  • Funcionários do Hospital Ernesto Simões Filho, instalado no Complexo Hospitalar Cezar de Araújo, em Salvador, enviaram para o jornal A Tarde imagem que mostram filhotes de jiboia dentro das instalações da unidade médica. O registro, feito na última sexta-feira (28), mostra cerca de 20 filhotes da cobra dentro de contêineres utilizados como estrutura provisória de atendimento de emergência. As jiboias foram recolhidas por agentes da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) e libertadas na área verde do Parque Metropolitano de Pituaçu. De acordo com o diretor administrativo do hospital, Marco Antônio Alabi, ao ser informada…

    ler mais
  • Conforme publicação no Diário Oficial, o secretário estadual de Comunicação Social, Robinson Almeida, deixa o cargo nesta sexta-feira (04). À frente da Comunicação do Governo Wagner desde 2007, Robinson se notabilizou pelo aprimoramento das relações entre Estado e Mídia, com atenção especial ao interior da Bahia, e pela coordenação do Projeto Pacto Pela Vida, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública. A partir de agora, a Secretaria de Comunicação Social (SECOM) será comandada pela chefe de gabinete Marlupe Caldas. Robinson Almeida, que é filiado ao PT e atua no mesmo campo político…

    ler mais
  • O vereador Paulo Dourado, presidente municipal do PMDB, acionou o Ministério Público da Bahia (MP-BA) questionando a Prefeitura Municipal de Ibititá por incluir no cardápio da merenda escolar maçã, batatinha, uva, abacaxi, batata doce, laranja, dentre outras frutas e verduras. O vereador coloca em dúvida a legalidade do ato sob o argumento de que os gêneros não são produzidos no município. Entretanto, a postura despreza totalmente o compromisso social da gestão em oferecer uma dieta balanceada e nutritiva às crianças e jovens matriculados na rede municipal. Paulo Dourado é o mesmo que admitiu ter urinado num copo plástico durante…

    ler mais
  • Após meses de discussão, a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, nesta quinta-feira (3), as novas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de medicina, com a obrigatoriedade de que pelo menos 30% da carga horária do estágio obrigatório, em regime de internato, ocorra no Sistema Único de Saúde (SUS), na atenção básica e em serviço de urgência e emergência. O documento segue agora para o ministro da Educação, Henrique Paim, a quem caberá analisar e homologar as diretrizes. As novas diretrizes aprovadas pelo CNE incluem ainda uma avaliação nacional…

    ler mais
  • Daniel Pinto

    Como não há dados oficiais sobre mortes (violentas ou naturais) na região de Irecê, no norte do Estado, o repórter policial Ricardo Freitas, da rádio 101 News, se dedicou a computar os óbitos nos últimos três meses a partir de informações do Instituto Médico Legal (IML). De acordo com o levantamento, entre 1º de janeiro e 31 março de 2014, foram registrados 33 homicídios, 24 mortes por acidente de trânsito, 3 suicídios, 11 afogamentos, 3 mortes acidentais e mais 4 durante troca de tiros com a Polícia. Ao todo, 79 óbitos no território durante o período. As cidades mais violentas…

    ler mais
  • Médicos cirurgiões e ortopedistas do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, entregaram os cargos, nesta quarta-feira (02), em protesto contra o que chamam de “descumprimento de contrato de trabalho pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab)”. Ao todo, 35 profissionais atendem na unidade de Saúde mais importante de Feira, sendo que 8 deles são concursados. O HGCA realiza, em média, 347 cirurgias eletivas e 310 de emergência. De acordo com o Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed-BA), a demissão coletiva foi motivada porque os médicos defendem que o regime de trabalho seja a CLT e, não, através de contrato de Pessoa…

    ler mais
  • Os sete jurados que fazem parte do Conselho de Sentença decidiram, nesta quarta (2), condenar os 15 policiais militares (PMs) pela ação que culminou com a morte de quatro detentos no quarto pavimento (terceiro andar) do Pavilhão 9 da extinta Casa de Detenção do Carandiru, no episódio que ficou conhecido como Massacre do Carandiru. Os policiais foram absolvidos pela tentativa de homicídio de dois detentos e pela morte de outros quatro, provocada por armas brancas. Os policiais foram condenados a 48 anos de prisão, cada um, por homicídio qualificado [pena mínima de seis anos para cada homicídio cometido somado à pena de mais seis anos por impossibilidade…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2018