Sertão Baiano - Um olhar diferente para o interior do estado.
bannerfull
  • Daniel Pinto

    A aposentada Luzia Ramalho, 72 anos, tem problemas respiratórios graves, tecnicamente é diagnosticada com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Como não há cura, D. Luzia toma regularmente os medicamentos Spriva e Foraseq para aliviar os sintomas e fazer com que tenha qualidade de vida. Os medicamentos - que são de uso contínuo e custam em média R$ 550 - são distribuídos gratuitamente pela 21ª Diretoria Regional de Saúde (DIRES), sediada em Irecê, norte do Estado. Mas, há três meses, D. Luzia não recebe os remédios da 21ª DIRES. A informação é de que não há…

    ler mais
  • A Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia, coordenada pelo deputado Marcelino Galo (PT), lança nesta quinta-feira (27) o Grupo de Trabalho de combate aos efeitos dos agrotóxicos. No evento, realizado na Assembleia Legislativa, haverá um debate sobre os impactos dessas substâncias venenosas no meio ambiente e na saúde do homem. De acordo com o petista, o objetivo é fomentar e estruturar o debate com a sociedade e os municípios, cobrar maior controle e monitoramento do uso desses pesticidas na produção de alimentos na Bahia e evitar a contaminação do solo, dos recursos hídricos e do trabalhador rural.

    Líder no ranking do uso de agrotóxicos…

    ler mais
  • Quase 40% das mulheres entre 14 e 25 anos de idade não usam ou quase nunca usam camisinha em suas relações sexuais. Entre os homens de mesma idade, um em cada três declarou não usar o contraceptivo ou usá-lo pouco. Os números foram divulgados nesta quarta (26), no 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas, elaborado pela Universidade Federal de São Paulo, que analisou o comportamento de 1.742 pessoas com idade entre 14 e 25 anos. O levantamento apontou que quase um terço das mulheres com idade entre 14 e 20 anos engravidou pelo menos uma vez. O índice de aborto neste grupo etário, seja ele provocado ou natural, alcançou 12%, ou seja, uma em cada…

    ler mais
  • A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta (26), o projeto de lei que reserva 20% das vagas em concursos públicos da administração direta e indireta da União a candidatos negros. Foram 314 votos favoráveis, 36 contrários e seis abstenções. De acordo com o projeto, a reserva vai durar dez anos e começará a valer após a aprovação do texto pelo Senado e a sanção presidencial. O texto, apresentado pelo Executivo, segue agora para apreciação dos senadores. Mais cedo, o projeto tinha sido aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Antes da votação em plenário…

    ler mais
  • O site Sertão Baiano e a Artmídia farão a cobertura oficial da 16ª Exposição Agropecuária da Região de Irecê (EXPOAGRI), que acontece de 1 a 4 de maio, no Parque de Exposições. Serão quatro dias com muitas atrações para produtores, pecuaristas, empresários e para todos os amantes da vida no campo. O Sertão Baiano será responsável por todo trabalho jornalístico, com produção de matérias sobre os simpósios e exposições, bem como a realização de entrevistas com autoridades, empreendedores e visitantes. A cobertura também envolve a produção…

    ler mais
  • O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) condenou o prefeito de Coribe, Manoel Azevedo Rocha, por propaganda eleitoral antecipada em outdoors instalados nos municípios de Correntina e Santa Maria da Vitória, extremo oeste do Estado. O pedido partiu da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) com base em peças que traziam a frase “Aposte no futuro. Feliz Natal e Feliz 2014. Manoel Rocha. Prefeito de Coribe e presidente da AMORVALE”, acompanhada da fotografia do pretenso candidato. Em fevereiro, a Justiça eleitoral já havia deferido liminar determinando a retirada imediata dos outdoors. A decisão final condenou Rocha ao pagamento da multa de R$ 10 mil, conforme requerido…

    ler mais
  • Com objetivo de qualificar o espaço urbano e oferecer mais comodidade à população, a Prefeitura de Ibititá constrói um estacionamento para carros e motos no espaço anexo à Praça Sidney Dourado Matos, ao lado da Câmara Municipal. O novo equipamento possui 972 m², com área pavimentada (paralelepípedo), meio-fio, passeio, grama esmeralda, além de bancos, lixeiras e poste metálico com quatro braços de luz. “Essa obra, que está sendo feita com recursos próprios, vai valorizar os imóveis da região e garantir uma opção de estacionamento seguro e confortável para pessoas que moram nas…

    ler mais
  • A estudante Maria Carolina, de apenas 17 anos, conseguiu um feito quase inimaginável: foi aprovada em medicina em seis universidades do país, sendo que cinco delas são públicas. A soteropolitana, que pretende “fazer a diferença na vida das pessoas”, passou nos vestibulares da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Com tantas opções, resolveu continuar em Salvador e realizar o sonho de estudar na Ufba. Como a façanha foi possível?…

    ler mais
  • Após grande repercussão negativa e registro de um Boletim de Ocorrência, a vereadora Núbia Araújo (PP) decidiu convocar uma coletiva e se desculpar por ter chamando o estudante João Felipe Lacerda, 21 anos, de “bicha louca” durante ocupação da Câmara Municipal de Barreiras, no oeste do Estado. "Muitas vezes, no calor de alguns embates, acabamos por proferir palavras que saem de nossa boca, mas não de nossa alma", disse a vereadora nesta terça-feira (25), que também acrescentou: "a última sessão foi bastante conturbada e, no clamor das discussões, acabei fazendo uma declaração infeliz. Portanto, quero…

    ler mais
  • Daniel Pinto

    Como havia sido antecipado pelo Sertão Baiano, nesta terça-feira (25), com base na série de matérias publicadas pelo site, o deputado Carlos Geilson (PTN) levou ao conhecimento da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) a situação da rede estadual de ensino na cidade de Irecê. Durante apresentação, o parlamentar mostrou os problemas envolvendo a falta de pagamento dos terceirizados e prestadores de serviço, a insegurança nas escolas e a irregularidade na entrega da merenda escolar. Neste último tópico, Geilson citou a possibilidade de redução da carga horária…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2018