bannerfull
  • Uma excelente notícia para os homens: cientistas da Universidade de Surrey, Inglaterra, garantem que nos próximos meses um teste fácil, barato e preciso para detectar o câncer de próstata estará disponível no mercado. O diagnóstico, feito a partir da urina do indivíduo, pode ser duas vezes mais confiável que o exame de sangue existente para a detecção da doença. De acordo com o estudo, além de salvar vidas, o novo teste vai aposentar o toque retal, ainda considerado um tabu para muitos marmanjos. A descoberta é descrita como “o maior avanço no diagnóstico do câncer de próstata dos últimos…

    ler mais
  • Em mais uma tentativa de frear a indústria da pirataria, as operadoras de telefonia móvel vão começar a testar, a partir desta segunda (17), um novo sistema que pretende bloquear chamadas feitas pelos chamados celulares “genéricos”. O sistema passa por uma fase pré-operacional e só deve funcionar efetivamente em setembro. A expectativa é de que quando identificar um aparelho falsificado ou original, mas sem homologação no Brasil, o sistema deverá efetuar o bloqueio, que também vale para tablets. A desculpa oficial das empresas é que o bloqueio é para melhorar os índices de qualidade das telecomunicações e garantir…

    ler mais
  • Após avaliar os embargos declaratórios apresentados pela defesa, o Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE-BA) decidiu, nesta sexta-feira (14), pelo retorno de Eurico Soares do Nascimento (PSD) ao cargo de prefeito de Campo Formoso, no Centro Norte do Estado. Eurico foi eleito vice, mas assumiu a chefia do Poder Executivo depois da renúncia do prefeito Adolfo Menezes (PSD). Entretanto, os dois foram cassados sob acusação de abuso de poder econômico e uso indevido de meio de comunicação. Agora, Eurico Soares volta para tentar amenizar a instabilidade administrativa e devolver a governabilidade a Campo Formoso.

  • Como já era de se esperar, o Partido Trabalhista Brasileiro anunciou apoio à pré-candidatura de Rui Costa (PT) ao governo da Bahia. O ato foi realizado nesta sexta-feira (14), no Hotel Matiz, em Salvador, e contou com a presença de diversas lideranças políticas, entre elas o governador Jaques Wagner, o também pré-candidato Otto Alencar (PSD), além do presidente nacional do PTB, Benito Gama, e o tributarista Edvaldo Brito, vereador da capital baiana. Durante o evento, Wagner foi só elogio para o seu “pupilo”. “Ele é respeitado pelo governo federal, conhece a Bahia e tem franqueza e sinceridade necessárias para representar o povo baiano. Quando…

    ler mais
  • Daniel Pinto

    “Só Deus mesmo para proteger os meninos e meninas da Escola Antonio Alves Monteiro, aqui no povoado da Descoberta”. O desabafo é da vereadora Rita Amaral (PT), que, nesta sexta-feira (14), visitou algumas unidades de ensino do município de João Dourado, na Região de Irecê, junto com a reportagem do Sertão Baiano. De acordo com Josué Gomes Oliveira, diretor da Antonio Alves Monteiro, a escola é a única da localidade e atende 115 crianças da Educação Infantil ao 5º ano. Apesar da importância social, a unidade está completamente destruída e os problemas na infraestrutura colocam em risco a…

    ler mais
  • A Comissão Especial da Verdade, da Assembleia Legislativa da Bahia, promove audiência pública na próxima quarta-feira (19) para discutir pormenores da sessão solene, que será realizada no dia 31 de março, para devolver (simbolicamente) os mandatos dos deputados estaduais baianos cassados na época da Ditadura Militar (1964-1985). O colegiado, presidido por Marcelino Galo (PT) e que tem como vice Pedro Tavares (PMDB), tem a missão institucional de lançar luz sobre um período tenebroso da história e reparar, na medida do possível, injustiças cometidas ao longo dos anos de chumbo.

    "Será uma sessão histórica…

    ler mais
  • Roberto Carlos Magalhães, conhecido como monstro de Ibotirama, foi condenado a 12 anos e seis meses de prisão por tentativa de homicídio triplamente qualificado por ter inserido 31 agulhas no enteado de dois anos. Como foi antecipado pelo Sertão Baiano, o julgamento aconteceu nesta quinta (13), em Ibotirama, mas o condenado será transferido para Salvador, onde deve cumprir pena na Penitenciária Lemos de Brito.

    De acordo com a assessoria do Fórum Professor Nestor Duarte, durante o julgamento foram ouvidas quatro testemunhas de acusação, duas de defesa e duas do juízo, selecionadas pelo magistrado Pedro Henrique Izidro, responsável pelo caso. O garoto,…

    ler mais
  • O ator Paulo Goulart, da Rede Globo, morreu no início da noite desta quinta-feira (13), em São Paulo, em decorrência de problemas causados por um câncer numa região compreendida entre os pulmões. O corpo de Goulart está sendo velado no Teatro Municipal e o enterro será realizado nesta sexta (14), no Cemitério da Consolação. Em 2013, ele já havia sido operado para retirada de um tumor nos rins. De acordo com pessoas próximas a família, Paulo Goulart morreu de mãos dadas com a mulher, a atriz Nicette Bruno, com quem era casado há 60 anos.

    "Foi um final dolorido, mas foi uma passagem muito em paz com muito amor com…

    ler mais
  • Com menos de uma semana no ar, o Sertão Baiano já ganhou a confiança de repórteres, editores, radialistas e demais amigos da grande imprensa em todo o Estado. Matérias exclusivas do Sertão Baiano ganharam destaque em programas de rádio e sites das cidades de Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Alagoinhas, Vitória da Conquista, Riachão do Jacuípe, Morro do Chapéu, Barreiras, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, Luís Eduardo Magalhães e Porto Seguro. Esse desempenho é fruto de um trabalho feito com dedicação, profissionalismo, credibilidade e com a consciência de que jornalismo é (antes de tudo) uma…

    ler mais
  • Daniel Pinto

    No último dia 27 de fevereiro, expirou o prazo para que a Frinordeste LTDA inicie a execução dos serviços do matadouro de Irecê, localizado na saída da cidade, às margens da BA-052. Em 27 de fevereiro de 2012, após processo licitatório, a empresa assinou contrato de concessão, cujo edital previa dois anos de carência para início efetivo dos trabalhos. Entretanto, o equipamento, que custou quase R$ 1.800.000, segue sem condições de operação.

    Nesta quinta-feira (13), a equipe de reportagem do Sertão Baiano acompanhou uma inspeção realizada pelo secretário municipal…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2018