bannerfull
  • O próximo governador do Estado do Rio de Janeiro será decidido no segundo turno entre Luiz Fernando Pezão (PMDB), 59, atual chefe do Executivo e concorrente à reeleição, e Marcelo Crivella (PRB), 57. O candidato da situação confirmou o favoritismo apontado pelas pesquisas divulgadas na véspera da eleição, e Crivella surpreendeu ao superar Anthony Garotinho (PR) na corrida pelo segundo turno. A votação para definir o vencedor do pleito vai ocorrer no dia 26 de outubro. Ele vai governar para uma população estimada de 16,4 milhões de pessoas, que estão distribuídas entre 92 municípios, segundo dados mais recentes…

    ler mais
  • O ex-presidente Fernando Collor de Mello (PTB), 65, foi reconduzido ao Senado pelos eleitores alagoanos neste domingo (5) e ficará mais oito anos em Brasília. Ele derrotou a ex-senadora Heloísa Helena (PSOL), que foi a principal adversária à sua candidatura em Alagoas. Também concorreram ao cargo Omar Coelho (DEM), Elias Barros (PTC), Coronel Brito (PEN), Marcos Aguiar (PTN) e Oldemberg Paranhos (PRTB). Durante a campanha, Collor sempre esteve na liderança das pesquisas e, por isso, evitou todos os debates e entrevistas em veículos de comunicação. Ele se dedicou à campanha em caminhadas e carreatas, especialmente pelo interior, onde ficam seus maiores redutos eleitorais.…

    ler mais
  • Com uma forte arrancada nas três semanas que antecederam a eleição deste domingo (5), o candidato do PT ao governo da Bahia, Rui Costa, 51, derrotou Paulo Souto (DEM), 70, e conseguiu a vitória já no primeiro turno. A eleição lembrou a votação de 2006, quando o mesmo Souto liderou a corrida eleitoral, mas foi batido pelo também petista Jaques Wagner. É a terceira eleição consecutiva vencida pelo PT no Estado. O terceiro lugar ficou com a senadora Lídice da Mata (PSB). Rui Costa nasceu em Salvador e se formou em economia na Universidade Federal da Bahia. Foi diretor do Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia e da Confederação…

    ler mais
  • Em virada histórica, Paulo Câmara (PSB), 42, desbancou Armando Monteiro Neto (PTB), 62, e se elegeu no primeiro turno como governador de Pernambuco. A melhora do pessebista nas intenções de voto começou após a morte de Eduardo Campos, em agosto, em um acidente aéreo durante a campanha presidencial. Desde junho, Monteiro Neto liderava as pesquisas. Após a morte de Campos, Câmara chegou a subir 18 pontos percentuais de um levantamento para o outro, tirando ainda cinco pontos das intenções de voto do senador petebista e ex-presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria). As participações da viúva de Campos, Renata, e de…

    ler mais
  • O vice-governador da Bahia, Otto Alencar (PSD), 67, venceu a disputa para o Senado em seu Estado, neste domingo (5) ao vencer o presidente do PMDB da Bahia, Geddel Vieira Lima. No início do processo eleitoral, as pesquisas apontavam Geddel como o principal favorito à vaga única pelo Estado, mas aos poucos ele viu o seu principal adversário se aproximar. À medida que isso foi acontecendo, o clima entre os dois passou a ser mais agressivo. A rivalidade entre Geddel e Otto é antiga e se estende por mais de uma década. Em 2002, Geddel, ao lado de outros parlamentares, acusou Otto -- que era governador da Bahia na época -- de ser o responsável por um esquema para grampear os telefones…

    ler mais
  • Fernando Pimentel, 63, foi eleito governador de Minas Gerais pelo PT, no primeiro turno, na tarde deste domingo (5). A vitória marca a ascensão petista no Estado, que elege pela primeira vez um governador no segundo maior colégio eleitoral do país e tira do poder o PSDB, que está no comando estadual há 12 anos. Pimentel derrotou Pimenta da Veiga (PSDB), indicado pelo presidenciável de seu partido, Aécio Neves. A derrota marca de maneira negativa a carreira política de Aécio, que obteve altos índices de aprovação em seu mandato como governador do Estado e possui um retrospecto favorável na indicação de outras candidaturas vitoriosas.…

    ler mais
  • O governador de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB), 70, foi reeleito neste domingo (5) para mais um mandato após superar seu maior rival na corrida eleitoral, o candidato e senador Eduardo Amorim (PSC). Barreto é advogado, foi eleito prefeito de Aracaju em 1985 e posteriormente foi escolhido para quatro mandatos como deputado federal. Em 2010, ele se elegeu vice-governador na chapa de Marcelo Déda (PT). Assumiu a chefia do executivo estadual em 2013, após a morte do governador.

    Jackson Barreto

    •    Partido: PMDB
    •    Nascimento: 6/5/1944, em Santa…

    ler mais
  • Após liderar as pesquisas de intenção de votos durante toda a campanha, o governador Geraldo Alckmin (PSDB), 61, foi reeleito no primeiro turno. Com o resultado, o tucano vai assumir seu terceiro mandato, o sexto consecutivo do PSDB em São Paulo, o Estado mais rico e populoso do país. Os tucanos chegaram ao poder em 1994 com Mário Covas (1930-2001). Reeleito em 1998, Covas morreu em 2001. Alckmin, que era seu vice, assumiu o governo. Foi reeleito em 2002. Quatro anos depois, foi a vez de José Serra chegar ao Palácio dos Bandeirantes. Em 2010, Alckmin também foi eleito no primeiro turno com 11.519.314 votos, o que equivale a 50,63% dos votos válidos. A vitória de…

    ler mais
  • Os eleitores fluminenses escolheram neste domingo (5) o ex-jogador de futebol e deputado federal Romário (PSB), 48, para representar o Estado do Rio de Janeiro no Senado. O ex-esportista chega ao Senado quatro anos após estrear na política -- e cinco depois de se aposentar oficialmente dos gramados. Romário ficou à frente do veterano Cesar Maia (DEM), 69, que já foi prefeito do Rio em três oportunidades e atualmente é vereador da capital fluminense.

    Crítico da Copa e da CBF

    Romário de Souza Faria, nascido e criado na favela do Jacarezinho, na zona norte do Rio, teve como ápice da carreira…

    ler mais
  • Em terceiro lugar desde o começo da campanha, o candidato do PMDB ao governo do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, 66, passou a senadora Ana Amélia Lemos (PP), 69, e vai para o segundo turno com o atual governador e candidato à reeleição, Tarso Genro (PT), 67. A ascensão de Sartori, ex-prefeito de Caxias do Sul (RS), causa uma reviravolta na eleição, até então polarizada entre Ana Amélia e Tarso. Sartori foi beneficiado pelo amplo tempo no horário eleitoral gratuito e pela rivalidade entre Ana Amélia e Tarso. Parte da coligação O Novo Caminho para o Rio Grande, que reúne PMDB, PSD, PPS, PSB, PHS, PT do B, PSL e PSDC, ele…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024