bannerfull
  • Durante o mês de janeiro Salvador receberá uma das maiores pinturas murais da cidade. Trata-se do “Projeto JubARTE”, realizado pela Fundação Gregório de Mattos e Prefeitura Municipal de Salvador, juntamente com o idealizador da obra de arte, o artista visual Galvão. O projeto consiste na realização da pintura de duas empenas localizadas no edifício do jornal A Tarde, na avenida Tancredo Neves, e juntas somam um total de 312 metros quadrados de superfície. Com mais uma obra de arte de grande proporção, localizada no centro financeiro da cidade, Salvador vai trilhando seu caminho para se estabelecer no cenário nacional de arte urbana…

    ler mais
  • Num esforço institucional para garantir abastecimento hídrico, a Prefeitura Municipal acaba de concluir a entrega de 20 cisternas para comunidades da Serra de Uibaí. De acordo com o cronograma de trabalho, mais 20 cisternas serão instaladas na segunda etapa da ação social. “Vamos contemplar famílias que não possuem reservatório para água”, destacou o prefeito Birinha Levi. Desde junho do ano passado, numa parceria Estado, União e Município, a Serra de Uibaí avançou bastante no que diz respeito à Infraestrutura e Qualidade de Vida. Além da recuperação e manutenção de estradas e vias de…

    ler mais
  • Neste domingo (12), de forma totalmente espontânea, o povo de Ibititá deu uma grande demonstração de força e maturidade, ao recepcionar o vereador Mateus Silva Neves, 32 anos, no grupo político que dá sustentação ao Governo Cafu Barreto e trabalha pelo desenvolvimento social e econômico da cidade. Sem cerimônia oficial, em meio à ebulição das ruas, Mateus foi anunciado como pré-candidato a vice-prefeito ao lado da experiente tesoureira do município, Nilvinha dos Santos.

    A concentração aconteceu na casa do prefeito Cafu, de onde centenas de pessoas saíram em carreata pelas ruas da sede em direção…

    ler mais
  • Por Globo Rural 

    A observação de pássaros virou uma forma das pessoas se aproximarem da natureza e de admirar espécies nativas em um habitat natural. O número de interessados no Brasil está crescendo, acompanhando uma tendência mundial. Nos Estados Unidos, já são 45 milhões de observadores de aves, gerando mais de US$ 40 bilhões por ano. O valor equivale a quase a metade de tudo o que o Brasil consegue o ano inteiro com as exportações do agronegócio.

    A atividade cresce e salvou da falência uma fazenda que virou referência na observação…

    ler mais
  • O AgroPragas Maracujá é um aplicativo que auxilia estudantes, técnicos agropecuários, produtores, agrônomos e pesquisadores na identificação e controle das principais doenças e insetos-praga que acometem a cultura do maracujazeiro. Pode ser utilizado em diferentes momentos durante o desenvolvimento das plantas de maracujazeiro em campo.

    O acesso ao conteúdo é intuitivo e, normalmente, feito por meio de consulta ao tópico de interesse. Os tópicos são subdivididos em temas dentro do grupo das pragas de interesse, o que permite diagnóstico rápido, e por sua vez, controle preciso de cada uma.

    ler mais

  • Por Rikardy Tooge

    O acesso à internet no campo é um dos principais desafios do agronegócio brasileiro. De acordo com o último Censo Agropecuário, de 2017, mais de 70% das propriedades rurais não possuem conexão. Segundo o Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), que faz o Censo:

    o Brasil tem 5,07 milhões de estabelecimentos rurais;

    71,8% não têm acesso à internet (3,64 milhões de propriedades);


    O IBGE considera estabelecimentos rurais como locais onde ocorre produção…

    ler mais
  • A Polícia Militar da Bahia (PMBA) abre, às 7h desta segunda-feira (6), as inscrições do processo seletivo para admissão de alunos nas 15 unidades do Colégio da Polícia Militar (CPM) e da Creche da PM Nossa Senhora das Graças/CMEI para o ano letivo de 2020. O edital foi divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE) de sábado (4). As inscrições ficam abertas até às 18h de sexta-feira (10). Ao todo, serão sorteadas 3.303 vagas, sendo 3.269 para as 15 unidades do CPM na Bahia e 34 vagas para a CMEI. 

    Entre as vagas oferecidas na capital, 70% são destinadas para filhos de militares estaduais, professores e demais servidores…

    ler mais
  • PEDRO GRIGORI (AGÊNCIA PÚBLICA/REPÓRTER BRASIL)

    Um agrotóxico fatal para as abelhas foi o mais encontrado em um levantamento do Governo que analisa o resíduo de pesticidas em frutas e verduras vendidas em todo país. O resultado da nova edição do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, o PARA, foi divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na semana passada e mostrou também que em 51% dos testes realizados foi encontrado alguma quantidade de resíduo de agrotóxico nos alimentos. Na pesquisa, que testou 4.616 amostras…

    ler mais
  • Elaine Maria, 28, é dona de casa e vive com os três filhos em uma pequena residência no sítio Cimapa, em Rio Largo, na Grande Maceió. Na casa, o esgoto é despejado a céu aberto. Beneficiária do Bolsa Família e desempregada, ela recebe R$ 212 para sustentar a casa. "Com esse dinheiro, só consigo comprar o que é básico", diz. Com o aumento do preço da carne, afirma, passou a fazer substituição do alimento por ovos, salame ou "o que for mais barato". Quem a ajuda é sua avó Júlia Maria da Conceição, 86, que recebe a aposentadoria de um salário mínimo. Entretanto, diz que não…

    ler mais
  • Ícone da nossa MPB, Zé Ramalho trabalha ao lado do grande guitarrista brasileiro Robertinho do Recife num álbum no qual promete regravar clássicos do heavy metal em versões em português. No início do ano o cantor nos presenteou com sua versão de brasileira de “Mr. Crowley”, sucesso dos anos 80 de Ozzy Osbourne. Num passado não muito distante, também flertou com o folk de Bob Dylan em “knockin’ on Heaven’s Door”, que virou “Bate, Bate, Bate na porta do céu”.

    Enquanto o disco Metalmania não é finalizado, Robertinho do Recife e Zé Ramalho disponibilizaram no YouTube mais uma faixa que…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2020