bannerfull
  • Nesta sexta-feira (30), Cafu Barreto ganhou mais um aliado de peso em Central: o vice-prefeito Dr. Iko reforçou o “time” de apoiadores da pré-candidatura a deputado estadual em 2022. Pensando no bem-estar coletivo e no Desenvolvimento econômico da cidade, o vice-prefeito acredita que Cafu reúne todas as condições necessárias para defender os interesses de Central na Assembleia Legislativa da Bahia. Além do Dr. Iko, o projeto conta com a colaboração de vereadores e lideranças políticas do município, que depositam confiança na experiência e bom relacionamento do ex-prefeito de Ibititá nas esferas estadual e federal.  ler mais

  • Nesta quinta-feira (29), o prefeito Elmo Vaz acompanhou o início da requalificação da Avenida Tertuliano Cambuí – uma das vias mais importantes de Irecê, responsável por interligar o Centro da cidade a diversos bairros, a exemplo da Boa Vista, Arnóbio Batista, Paulo Freire e Fundação Bradesco. Realizada com asfalto quente, a pavimentação é fruto de emenda da deputada federal Lídice da Mata (PSB) e atende uma demanda histórica dos moradores e comerciantes da região, que aguardaram por mais de 20 anos uma intervenção com material resistente e de alta durabilidade.  

    ler mais

  • Cada dia mais empreendimentos da agricultura familiar baiana fortalecem o relacionamento comercial com grandes redes de supermercados. O resultado disso são mais produtos nas gôndolas, competindo com marcas já tradicionais no Brasil. Desta vez, produtos à base de umbu e de maracujá da Caatinga e derivados de milho chegam à rede de supermercados Carrefοur, no Distrito Federal. Os doces em massa, em corte e geleia de umbu, orgânicos, da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) e o Flocão de Milho não transgênico, da Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), estão…

    ler mais
  • “O joelho está doendo...Sinal que já vai esfriar”. A frase até parece brincadeira ou papo de quem não tem assunto no elevador. Mas o fato é que a queda de temperatura pode, sim, aumentar dores reumáticas (articulares) e musculares. O motivo? “Nos dias frios, as pessoas tendem a contrair mais os músculos, a ficar "encolhidos" e se movimentar menos, o que causa maior rigidez muscular e pode gerar desconforto ao se mover, especialmente após muito tempo parado”, é o que explica o médico ortopedista, Cirurgião da Coluna e especialista em Medicina Intervencionista da Dor, Alexandre Andrade.

    De acordo com o especialista, os…

    ler mais
  • A AfroSaúde realiza, nesta quinta-feira (29), a aula online sobre Raça, Gênero e Implicações na Saúde, pensada na necessidade de oportunizar a estudantes e profissionais a desenvolverem uma prática em saúde mais assertiva, considerando a diversidade que compõe a sociedade brasileira. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Comunidade AfroSaúde. A aula será ministrada pela professora Dra. Karine Santana, sanitarista, doutora em Medicina e Saúde, docente da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e pesquisadora do grupo NEGRAS. 

    “Estas temáticas trazem reflexões nos…

    ler mais
  • A produção de leite caprino destinada ao Programa de Aquisição de Alimentos, modalidade Incentivo à Produção e ao Consumo de Leite (PAA Leite), tem sido um dos principais instrumentos no enfrentamento à fome e à situação de vulnerabilidade social das famílias. De janeiro a julho de 2021, o PAA Leite já comprou e distribuiu mais de 553 mil litros de leite, num investimento de mais de R$ 1,4 milhão. De acordo com nutricionistas, o leite de cabra apresenta qualidades nutricionais importantes e cada vez mais é utilizado no preparo de iogurtes, queijos, doces e outros produtos. Por meio do programa, executado na Bahia pela Secretaria de Justiça,…

    ler mais
  • O Governo do Estado, por meio das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e de Políticas para as Mulheres (SPM), apresentou nesta terça-feira (27), o projeto Rede de Mulheres Empreendedoras. O ato de lançamento aconteceu na sede da SPM, em Salvador, respeitando todos os protocolos sanitários para evitar a propagação da Covid-19. Com um investimento superior a R$ 200 mil do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep), o projeto vai ofertar capacitação orientada para o empreendedorismo das mulheres, fortalecendo negócios locais com gestão feminina e contribuindo para a formalização da atividade de micro…

    ler mais
  • Naiara Silveira 

    Criptomoeda, feminicídio, homoparental, infodemia e sororidade. O que essas palavras têm em comum? Além de serem usadas pelos brasileiros, elas vão constar, pela primeira vez, no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), da Academia Brasileira de Letras. A sexta edição do Volp está disponível para consulta online, no site da academia. O conteúdo pode ser acessado também pelo aplicativo oficial do Volp (disponível no Google Play e na App Store). Essa é a primeira atualização da publicação desde a 5ª edição,…

    ler mais
  • O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) divulgou novo calendário de prazos e procedimentos para condutores, registro de veículos novos e transferência de propriedade de veículos em todos os municípios baianos. Segundo o Detran-BA, o calendário passa a valer a partir da próxima segunda-feira (2). O Detran-BA informou que, segundo a Deliberação 230 do Contran, a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) vencidas entre 1º de fevereiro de 2020 e 31 de dezembro de 2021, passa a seguir novo cronograma. [Veja…

    ler mais
  • É na divisa entre os estados da Bahia e Pernambuco que está localizado o maior polo da fruticultura brasileira. A cidade baiana de Juazeiro concentra boa parte dos produtores de frutas frescas entre os municípios que integram o chamado Submédio São Francisco, responsável pela produção de manga e uva que são exportadas, especialmente, para o mercado europeu e americano. Outras frutas também são produzidas nessa região, que faz parte do Vale do São Francisco, a exemplo da banana, goiaba, coco, acerola, mamão, maracujá, entre outras. Para que a fruticultura da região chegue cada vez mais longe, a assistência técnica tem…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2021