bannerfull
  • Um dia meu filho de cinco anos me perguntou por que os pretos dormem na rua e são pobres. Expliquei que é um resquício da escravatura, que estamos tentando mudar isso, mas que é difícil. Não sei se ele entendeu. Às vezes nem eu entendo. Sendo negro em um estado racista como o Rio Grande do Sul, eu me acostumei a ser o único da minha cor nos lugares que frequento. Fui o único negro na escola, o único namorado negro a frequentar a casa de meninas brancas e, como árbitro, o único negro apitando jogos no Campeonato Gaúcho. Hoje sou o único negro comentando esses jogos na TV local. Durante muito tempo, me calei ao ouvir alguma frase racista. Engolia,…

    ler mais
  • Após grande expectativa, a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, divulgou as principais atrações que vão compor a programação do São João 2019. Wesley Safadão, Simone e Simaria, Gabriel Diniz (do hit Jennifer), Elba Ramalho, Solange (ex-Aviões), Saia Rodada, Dorgival Dantas, Limão com Mel, Danniel Vieira, DNA de Vaqueiro, Adelmário Coelho, foram os nomes anunciados pelo prefeito Rogério Andrade.

    Além destes, 12 artistas locais, que serão selecionados via edital, também vão compor a programação dos palcos principais. A festa acontece de 20 a 24 de junho e será aberta com show do cantor…

    ler mais
  • A Prefeitura de Conceição do Almeida, no Recôncavo Baiano, saiu na frente e divulgou com bastante antecedência, nas redes sociais, a grade oficial das atrações que se apresentarão no “São João do Almeidão 2019”. Assim, Conceição do Almeida será a primeira cidade no estado da Bahia, a divulgar a grade completa das atrações dos festejos juninos 2019. Confira a grade mais esperada: Luan Santana, Solange Almeida, Ferrugem, Léo Santana, Harmonia, JM Puxado, Kaio Diniz, Canários do Reino, Lara Amélia, Melaço de Cana, Bruno Barros, Jó Miranda, Maria Chic, Odilani e Vitória, Júnior Sampaio,…

    ler mais
  • As empresas Rota Transportes Rodoviários, Viação Cidade Sol e Viametro Transportes Urbanos, que integram o Grupo Brasileiro, iniciaram recrutamento para vagas de Auxiliar Administrativo Financeiro e de Cobrador, disponibilizadas a pessoas com deficiência nas cidades de Itabuna, Valença e Ilhéus. A seleção é coordenada pelo setor de Recursos Humanos nas referidas companhias. Na Rota Transportes, há uma vaga para Auxiliar Administrativo Financeiro, com atuará na sede da empresa, em Itabuna. O candidato deve ter como escolaridade o nível médio completo e residência em Itabuna. Os interessados devem enviar currículo para recrutamento@rotatransportes.com.br,…

    ler mais
  • Para facilitar o acesso da população aos serviços eleitorais e para dinamizar o cadastramento biométrico, um Posto de Atendimento da Justiça Eleitoral vai funcionar na Rua Nonas Custódio de Matos, S/N (Centro), próximo à base do SAMU 192. A unidade é fruto de uma cooperação técnica entre a Prefeitura Municipal de Ibititá e o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, representado pela 104ª Zona Eleitoral com sede em Lapão. Sempre visando o bem-estar da comunidade, além de viabilizar o espaço físico para Posto de Atendimento, a Prefeitura também cedeu quatro servidores, vai contribuir com a divulgação…

    ler mais
  •  

    Por Lucas Fróes, de Salvador para a BBC News Brasil

    Rubens Pinheiro foi um sujeito inquieto desde criança, quando suas estripulias eram punidas com castigos que levavam suas mãos à palmatória. Quando cresceu um pouco, o baiano manifestou seu anseio por liberdade com uma fuga malsucedida de casa. Depois, aos 16, resolveu ir andando de Salvador até o Rio de Janeiro. A andança abriu caminho para uma aventura ainda maior: um inédito percurso de bicicleta de Salvador a Nova York. Uma façanha que pode até não parecer tão inusitada nos dias de hoje, não fosse um detalhe: Rubens fez isso 90 anos atrás.

    Era 15…

    ler mais
  • A Juazeirense não entrou em campo na final do Campeonato Baiano, mas a decisão rendeu à equipe uma vaga na Copa do Nordeste de 2020. O time do interior se garantiu no torneio regional do ano que vem porque o Bahia faturou o título estadual. Para que o Bahia de Feira ficasse com a vaga, precisaria ter erguido a taça. Como isso não aconteceu, as três vagas da Bahia foram definidas assim: o Bahia entra como campeão baiano e Vitória e Juazeirense devido ao ranking nacional de clubes. Se o Tremendão fosse campeão, ele ficaria com a vaga através do estadual e a dupla Ba-Vi entraria pelo ranking. 

    A composição dos representantes baianos…

    ler mais
  • A edição de 2019 do Comida di Buteco contará com a participação de 38 bares em Salvador e Lauro de Freitas, na região metropolitana da capital. O concurso acontece de 12 de abril a 12 de maio. A novidade desta edição, segundo informou os organizadores, é que todos os petiscos, no Brasil inteiro, terão preço fixo de R$ 20, em comemoração aos 20 anos da criação do concurso. A competição acontece em 21 cidades em todo o país. Na primeira etapa da disputa, os botecos pré-selecionados de cada cidade participante apresentam os petiscos criados especialmente para a competição.

    Durante 30…

    ler mais
  • Agricultores contam, cada vez mais, com opções de inseticidas biológicos para controle de pragas nas lavouras. Os chamados biodefensivos reduzem a exposição dos trabalhadores, dos consumidores e do meio ambiente a resíduos químicos.  A Embrapa tem ampliado o leque de produtos para controle da lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), principal praga do milho, que acomete também outras culturas, como soja, sorgo, algodão e hortaliças. Neste ano, chega ao mercado mais uma novidade: o bioinseticida VirControl S.f., desenvolvido em parceria com a empresa Simbiose, que será lançado nesta quarta-feira, em Brasília, durante a solenidade do 46º…

    ler mais
  • Uma das minhas primeiras experiências com uma bicicleta foi em Manchester, na Inglaterra. Meu pai pedalava para comprar um saco de 20 quilos de batata e economizar alguns centavos e me levava com ele. Eu ainda era muito pequena e usava fraldas. Me sentava em uma cadeirinha, ao lado do selim do meu pai, com as batatas atrás de mim. Meu pai, iraniano, estava estudando na cidade. Era o período da Revolução Iraniana. O Irã, subitamente, parou de pagar bolsas para estudantes que estavam no exterior, como forma de tentar encorajar seus cidadãos a voltarem para o país. Assim, o dinheiro do meu pai secou e a bicicleta logo se transformou em uma importante ferramenta de sobrevivência. Quando…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2019