bannerfull
  • A Jacobina Mineração e Comércio (JMC), unidade baiana da mineradora Yamana Gold, anunciou que planeja ampliar a produção de ouro em até 31% a partir de 2023, em Jacobina, durante reunião com o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), nessa quarta-feira (25). O aumento virá do aporte de cerca de US$ 57 milhões (dólares), que a empresa planeja fazer na mina e na planta de processamento do metal, entre 2021 e 2022. Com a expansão, a expectativa é de que a produção de ouro anual no município salte para 230 mil KOz (onças). Em 2019, a companhia obteve recorde na produção…

    ler mais
  • Nesta semana, foi lançada nas redes sociais das empresas participantes do projeto Reconecta Chapada Diamantina a campanha Reencontre a Chapada Diamantina, projeto que conta com apoio do Sebrae Bahia. O objetivo da campanha é comunicar a retomada do turismo nas cidades de Andaraí, Iraquara, Lençóis, Mucugê e Palmeiras. Toda a estratégia de divulgação foi desenvolvida com a ampla participação dos empreendedores por meio de encontros virtuais que partiram da metodologia de cultivo do diálogo coletivo. A partir daí, foi possível extrair necessidades e atributos prioritários para comunicar, tendo em vista as principais tendências do comportamento…

    ler mais
  • Nesta segunda-feira (23), em reconhecimento à parceria bem sucedida com o município de Ibititá, o juiz Danilo Augusto e Araújo, da 104ª Zona Eleitoral, enviou ofício ao prefeito Cafu Barreto agradecendo a dedicação e a "valiosa colaboração" para realização das eleições 2020. De acordo com o magistrado, graças ao empenho da Administração Municipal, o referido pleito se desenvolveu "na mais perfeita ordem, tranquilidade e completo êxito". Além do respeito a da harmonia entre os poderes, a Prefeitura de Ibititá tem colaborado de forma efetiva com a Justiça em todos os âmbitos.  ler mais

  • O Museu de Arte da Bahia (MAB) está a partir de agora no Google Arts & Culture, plataforma do Google que ajuda a divulgar o trabalho dos mais importantes museus e manifestações culturais do mundo. O MAB é o primeiro museu no Estado a ter seu acervo virtual na plataforma. Esse é um trabalho desenvolvido em conjunto com as equipes de Pesquisa, Museologia e Comunicação do Museu, com a direção da museóloga Ana Liberato. Segundo ela, a partir de agora, o público de todo mundo poderá acessar o MAB de forma virtual e conhecer algumas das 15 mil obras que fazem parte do acervo do museu, que é vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico…

    ler mais
  • A farmacêutica britânica AstraZeneca anunciou nesta segunda-feira (23) que sua potencial vacina contra o novo coronavírus pode ser em torno de 90% eficaz, sem nenhum efeito colateral grave, dando ao mundo mais uma ferramenta importante no combate à pandemia de covid-19. A vacina, desenvolvida pela Universidade de Oxford, foi 90% eficaz na prevenção da doença quando administrada em meia dose e, pelo menos um mês depois, uma dose integral, de acordo com dados do estudo clínico em estágio avançado realizado no Reino Unido e no Brasil. 

    Nenhum efeito grave de segurança relacionado à vacina foi confirmado e ela foi bem tolerada em todos os…

    ler mais
  • Se em 90 municípios do estado não haverá vereadoras a partir de 2021, três cidades tiveram um feito raro: elegeram mais mulheres que homens para as Câmaras de Vereadores. Segundo o Correio, todas as três têm menos de 30 mil habitantes. São os casos de Rodelas, na divisa com Pernambuco; João Dourado, na Região de Irecê; e Palmas de Monte Alto, no Sertão Produtivo, Sudoeste baiano.

    Das nove vagas para a Câmara Municipal de Rodelas, cinco serão de mulheres. 

    Em João Dourado, seis das 11 vagas vão ser ocupadas por mulheres. No município, a maior votação para a Câmara foi obtida por…

    ler mais
  • Com a campanha ‘Somos Todos do mesmo Sangue’, a Fundação Hemoba e mais 16 hemocentros estaduais de todo o país se unem durante a última semana do mês com objetivo de homenagear o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro. A ação conjunta é inédita e tem como objetivo destacar a importância da doação de sangue, sobretudo durante a pandemia, período onde houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil.  Em Salvador, a abertura da campanha acontece nesta segunda-feira (23), às 8h30, com a apresentação da banda do Grupamento de Fuzileiros…

    ler mais
  • No Mês da Consciência Negra, o Teatro Castro Alves (TCA) traz ao Domingo no TCA um dos mais ilustres nomes da representação da música afro-baiana: Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz. O projeto exibe no canal de YouTube do TCA, no dia 29 de novembro, às 11h, o registro em vídeo de um concerto realizado na Filadélfia, no Temple University Performing Arts Center (TPAC), em agosto de 2015, em que o público estadunidense presenciou, pela primeira vez, a poderosa magia musical do conjunto. A big band instrumental de percussão e sopro, com seus 20 integrantes, juntou-se ao pianista e compositor de jazz afro-cubano Arturo O’Farrill e ao trompetista, compositor e…

    ler mais
  • Todas as vozes contra o racismo. Todas as leis contra os racistas. No Dia da Consciência Negra, o Bahia em Movimento ecoa a campanha do Novembro Negro 2020: Vozes negras mudam o mundo. E a sua? O episódio destaca o papel de cada um no combate ao racismo, privilégios, mudança de atitude na sociedade e racismo estrutural. Contamos com a sua voz nessa luta. Denuncie casos de racismo e intolerância religiosa: ligue (71) 3117–7448. Além do acompanhamento da denúncia, conte com apoio psicológico, jurídico e social através do Centro de Referência Nelson Mandela e da Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa da Bahia. 
     

    ler mais
  • Diariamente, resíduos agroindustriais, como cascas e bagaços, são descartados durante a produção de diversos tipos de produto. Com vistas a reverter esse conflito ecológico, a professora Elizama Aguiar, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), junto a seu grupo de pesquisa, composto pelos estudantes Frederico Lobo e Gabriel Albuquerque, resolveu dar um destino para esse lixo orgânico. O que antes era descartado, agora tem potencial para ser hidrolisado — processo químico e enzimático que envolve a quebra da celulose da matéria-prima em açúcares — para se obter bioetanol. A professora ressalta que o material utilizado é facilmente obtido,…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2021