bannerfull
  • "Para quem vamos dar presente no Dia dos Pais?", perguntam dois meninos angustiados com o futuro. "Pra mim", tenta aliviar a mãe. O diálogo se dá no Parque da Cachoeira, comunidade atingida pela lama da barragem da Vale que rompeu em Brumadinho (MG). Quem pergunta são os filhos de Flaviano Fialho, de 34 anos, funcionário da Vale, cujo corpo foi achado em 27 de janeiro, dois dias após a tragédia. Com 9 e 6 anos, os garotos têm feito muitas perguntas à mãe, Fernanda Fialho, de 31 anos. A lembrança está em casa, mas também nos arredores. Uma língua formada pela onda de rejeitos, de aproximadamente 100 metros, pode ser vista no…

    ler mais
  • Comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Anselmo Brandão afirmou que, durante o carnaval de Salvador, os portais terão reconhecimento facial. “A marginalidade que se cuide. Ele será fotografado e o trabalho é em loco. Tão logo a pessoa é identificada, será abordado. Quem estiver com seu mandado de busca e apreensão, não vá [para a festa]”, afirmou, durante entrevista a Mário Kertész, na Rádio Metrópole. 

    Ainda de acordo com o comandante, os portais foram uma inovação que deu certo. “É uma lance desafiador. Quando começamos, tivemos 19 baleados no carnaval. O governador…

    ler mais
  • A batida entre um caminhão e um carro, ocorrida na noite de domingo (25), no norte da Bahia, deixou ao menos seis mortos, segundo informações da Polícia Militar. O acidente ocorreu na rodovia BA-052, em trecho da cidade de América Dourada. Ainda segundo informações da PM, seis pessoas morreram no acidente. A prefeitura da cidade, contudo, fala em sete mortos.

    A PM não tem detalhes de como ocorreu o acidente, mas disse que a batida foi frontal. Informações preliminares apontam que todos os mortos estavam no carro de passeio. Ainda não há detalhes sobre a identidade e idade das vítimas, mas conforme a polícia, testemunhas informaram…

    ler mais
  • Inspirados nos “Doutores da Alegria”, a Clínica de Hemodiálise de Irecê está promovendo nesta quinta-feira (21) momentos de diversão para pacientes e familiares. A programação conta com música ao vivo, danças, coreografias e muita alegria. “A emoção que sentimos em notar um sorriso no rosto desses pacientes não tem preço”, comenta profissional da unidade. O evento é promovido pela Clínica há 3 anos e conta com a colaboração da equipe médica e artistas da região. Mais de 220 pacientes são tratados em Irecê. Diante das dificuldades enfrentadas por muitas famílias,…

    ler mais
  • Mais uma polêmica foi estabelecida entre o cantor Igor Kannário e a Polícia Militar, após o artista chamar a atenção para uma agressão sofrida por um folião durante a sua apresentação, no Carnaval de Juazeiro, no domingo do último final de semana. Na ocasião, o artista teve que paralisar o show porque foliões chamaram a atenção dele para uma agressão que estava acontecendo. “Se você agredir alguém aí, você vai perder sua farda, man. Eu estou vendo”, bradou Kannário.  

    Através de nota enviada ao Sertão Baiano, o cantor Igor kannário reafirmou…

    ler mais
  • Por Elida Oliveira

    O grito da arara ecoa pelo sertão da Bahia nas primeiras horas do dia. O chamado vem de uma das 1.700 araras-azuis-de-lear que vivem na região do Raso da Catarina, na caatinga, o bioma mais biodiverso do planeta. Elas só existem nesta parte do mundo. Monogâmicas, voam em duplas ou em trio, quando o filhote ainda não se desprendeu dos pais. No amanhecer, elas saem em busca do licuri, um coquinho que cresce aos cachos em palmeiras da região. Chegam a percorrer até 60 km ao dia atrás de alimento. Ao entardecer, retornam à morada.

    A aparente normalidade da cena esconde um problema: a arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari) está…

    ler mais
  • Um decreto municipal de Guanambi, cidade do interior da Bahia, que determinava a “entrega da chave” do Município a Deus foi declarado inconstitucional pelo Tribunal de Justiça. Em decisão unânime, os desembargadores do Pleno acolheram a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ajuizada em janeiro de 2017 pelo Ministério Público estadual, por intermédio da procuradora de Justiça Ediene Lousado e do promotor de Justiça Cristiano Chaves. A decisão foi publicada na última quinta-feira, dia 14, pelo TJ baiano. 

    O prefeito de Guanambi, Jairo Silveira Magalhães, já havia sido obrigado, liminarmente, a suspender…

    ler mais
  • O prefeito de Serra do Ramalho, no Vale São-Franciscano da Bahia, resolveu exonerar todo o secretariado após alegar dificuldade financeira. As informações foram publicadas no Diário Oficial do Município.  Segundo decreto assinado pelo gestor Ítalo Rodrigues (PSD), foram exonerados “todos os ocupantes de cargos de agentes políticos, cargos em comissão e funções de confiança” da prefeitura. Pelo menos 100 comissionados foram atingidos. Ainda de acordo com o decreto, as exonerações não se aplicaram ao tesoureiro, pregoeiro, diretores e vice-diretores escolares, diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto…

    ler mais
  • O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, anunciou nesta quinta-feira, 14, que o presidente Jair Bolsonaro "bateu o martelo" de que as idades mínimas de aposentadoria na proposta de reforma da Previdência serão de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, após um período de 12 anos de transição. Marinho destacou que esse foi um meio termo encontrado após uma discussão de quase duas horas entre a equipe econômica e o presidente, no Palácio da Alvorada.

    Bolsonaro queria uma idade mínima de 60 anos para mulheres e 65 anos para homens e uma transição…

    ler mais
  • Uma noite de homenagens e muita emoção marcou o Flamengo X Fluminense desta quinta-feira (14), no Maracanã. Muitos torcedores choraram quando o telão do estádio mostrou um dos camarotes. Lá estavam o menino Cauan Emanuel, um dos sobreviventes do incêndio que destruiu o alojamento do Centro de Treinamento George Helal, o Ninho do Urubu. Emocionado, o menino não parou de chorar. Junto a Cauan e a seus familiares estava Andreia Cândido, mãe do goleiro Christian Esmerio Cândido, um dos dez garotos mortos no incêndio, que também não conseguia conter as lágrimas. Com a torcida entoando cânticos em homenagem aos “Garotos do Ninho”,…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2019