bannerfull
  • Imagine se alguém  lançasse água suja na rua em que você mora? Como seria se o Centro de América fosse transformado em depósito de entulhos? Bar com som alto depois das 10 da noite? Parece até filme de terror!...

    Para evitar que isso aconteça é preciso que o município disponha de um Código de Posturas, que nada mais é do que uma ferramenta legal com regras e procedimentos em relação à higiene pública, meio ambiente, funcionamento do comércio e realização de eventos. 

    Nesta quarta-feira (23), com o intuito de esclarecer…

    ler mais
  • A partir desta segunda-feira (21), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixa de agendar o atendimento presencial para salário-maternidade e aposentadoria por idade urbanos. Agora, o segurado deverá acessar o Meu INSS ou ligar para o 135 e, em vez de agendar uma data para ser atendido, receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento. Antes, o segurado precisava agendar uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido. Com o novo modelo, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado à agência.

    Nos casos em que as informações…

    ler mais
  • Neste domingo (20), no encerramento da Campus Party Bahia, a analista de sistemas Janine Lima, 22 anos, foi destaque durante maratona tecnológica desenvolvida para (aos poucos) acabar com o estigma dos hackers, que na maioria das vezes são vistos como invasores de sistemas. Natural de Ibititá, Janine compartilha sua experiência e esclarece o assunto. "Nós [hackers] analisamos a segurança. Entramos nos sistemas para procurar vulnerabilidades e fechar todas as portas de entrada, para que invasores não entrem e causem danos a esses sistemas". Segundo ela, o conhecimento popular costuma atribuir aos hackers os feitos dos "crackers", como roubo de dados e exposição…

    ler mais
  • Uma operação conjunta entre Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) realizada nesta quinta-feira (17) em três cidades da Bahia resultou no resgate de 56 animais criados ilegalmente. Na cidade de Pedro Alexandre, as equipes flagraram 17 animais da fauna silvestre sendo criados ilegalmente, dentre eles três jabuti e um tatu-china. Nos municípios de Encruzilhada e Cândido Sales, os agentes apreenderam mais 39 pássaros silvestres das espécies sabiá, azulão, canários-da-terra, papa-capim, trinca-ferro, dentre outras.  ler mais

  • Quando as mulheres das Comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto, no Semiárido baiano, observaram a ausência de umbuzeiros jovens na região da Caatinga, era preciso pensar em alguma alternativa para recuperar e preservar o bioma. Nascia então o projeto Recaatingamento, do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), de Juazeiro, na Bahia, que foi selecionado neste mês entre os cinco primeiros colocados do Prêmio BNDES de Boas Práticas para Sistemas Agrícolas Tradicionais. O objetivo do prêmio é reconhecer boas práticas ligadas aos sistemas agrícolas de povos e comunidades tradicionais que estejam vinculadas aos saberes ancestrais…

    ler mais
  • O Projeto Escola Cidadã, concebido pela Secretaria de Educação de América Dourada, tem como missão implantar ações efetivas para fortalecer vínculos e estabelecer uma relação de contribuição mútua entre a comunidade escolar e as famílias dos 3.800 alunos e alunas da rede municipal. A etapa de mobilização do projeto foi encerrada ontem (17), durante evento realizado no auditório da Secretaria, com a presença de pais e mães, professores, coordenadores e gestores da pasta. Pioneiro na Região de Irecê, o Escola Cidadã pretende ciar núcleos sem hierarquia, onde a família possua…

    ler mais
  • Dois pré-candidatos ao governo da Bahia não passaram pelo filtro do aplicativo "Detector de Corrupção". A ferramenta foi lançada pelo site Reclame Aqui e usa reconhecimento facial para identificar os políticos e fornecer informações completas sobre quais crimes foram praticados por eles. Dentre os aspirantes ao cargo de governador da Bahia, apenas três estão cadastrados no aplicativo. Os pré-candidatos José Ronaldo (DEM), ex-prefeito de Feira de Santana, e o deputado federal João Gualberto (PSDB) respondem a processos e foram "pegos" no detector. 

    Ronaldo, conforme mostra o aplicativo, é alvo de uma ação…

    ler mais
  • Um vereador de Feira de Santana escolheu um modo inusitado para chamar a atenção para os aumentos constantes no preço dos combustíveis. Edvaldo Lima (PP) apareceu montado a cavalo para a sessão desta segunda-feira (14). O edil disse que precisou de 20 minutos para vencer, no lombo do animal, o percurso entre o bairro do Tomba, onde reside, até a Avenida Visconde de Rio Branco, onde fica a Câmara de Vereadores local. Sem descer do equino, tomado de empréstimo de um amigo, e com as rédeas nas mãos, Edvaldo Lima (PP) disse que pensa em até adquirir um animal para fazer o percurso caso o valor dos combustíveis não caia.

    “Como eu não…

    ler mais
  • Passageiros de um micro-ônibus que estavam indo fazer exames médicos em Salvador foram assaltados na madrugada desta terça-feira (15), na BR-116, em trecho que corresponde ao bairro de Novo Horizonte, Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. Conforme a polícia, o coletivo saiu da cidade de Serrinha e foi interceptado nas proximidades de um radar, por cerca de cinco homens armados e encapuzados. Os suspeitos levaram celulares, dinheiro e outros pertences dos passageiros. Ninguém ficou ferido durante a ação. A polícia não soube informar se o motorista também foi assaltado. O G1 tentou falar com a Secretaria Municipal de Saúde de Serrinha, para saber se…

    ler mais
  • Uma tragédia cotidiana com efeitos de longo prazo na sociedade, nas famílias e na capacidade produtiva da Bahia. A violência do trânsito no Estado provocou um impacto econômico de R$ 6,5 bilhões no ano passado, ou 2,37% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual. Essa foi a perda da capacidade produtiva causada por acidentes que mataram 3.006 pessoas e deixaram outras 2.249 com invalidez permanente. O valor corresponde ao que seria gerado pelo trabalho das vítimas caso não tivessem se acidentado. Os cálculos são do Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), órgão da Escola Nacional de Seguros, divulgados nesta terça-feira (15). 

    O…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2018