bannerfull
  • Nesta segunda (22), ao lado da prefeita Nilvinha dos Santos e do gerente regional Luiz Alberto, em audiência na sede da Codevasf (Irecê), Cafu Barreto assinou convênio de R$ 14 milhões para recuperação de estradas vicinais e pavimentação asfáltica e em paralelepípedos em Ibititá. “Estou bastante feliz em começar o mandato com recurso disponível para investimentos em Infraestrutura. Trata-se do maior contrato da história de Ibititá. Por tudo, temos uma dívida com você, Cafu. A cidade te agradece”, afirmou a prefeita, numa referência ao convênio conquistado na gestão passada.  
    ler mais

  • Um dos maiores dramas que pode viver um paciente infectado pela covid-19 é ter que ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ou, pior, precisar de uma vaga dedicada a casos mais críticos e não encontrar. Neste domingo (21), na Bahia, 890 pessoas viviam o drama de estar na UTI, terceiro dia seguido de recorde. Às 16h, a taxa de ocupação chegou a 80%. Já há hospitais sem nenhuma vaga e, antes que o quadro fique ainda pior, o governador Rui Costa (PT) ampliou o decreto de toque de recolher.

    A partir de hoje, 381 cidades baianas terão que obedecer a um decreto mais rígido: a circulação fica proibida das 20h às 5h - antes, a proibição…

    ler mais
  • A segurança jurídica e a sucessão rural estão garantidas para 234 agricultores familiares que receberam seus títulos de terra, já registrados em cartório, nesta sexta-feira (19), no município de Barra, no Território Velho Chico. Os títulos foram entregues pelo Governo do Estado, por meio de uma parceria com o Consórcio Intermunicipal do Oeste da Bahia (CONSID), fruto do Projeto Bahia mais Forte Terra Legal, criado pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A posse do título propicia a permanência das famílias no campo. Com o documento em mãos, os beneficiários…

    ler mais
  • O Governo do Estado decidiu ampliar o horário do toque de recolher, em grande parte da Bahia, devido ao aumento da ocupação de leitos UTIs Covid-19, que atingiu a taxa de 80% neste domingo (21). O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, por meio das redes sociais. A restrição na circulação de pessoas nas ruas passa a valer das 20h às 5h e envolve 381 cidades baianas, até o próximo dia 28 de fevereiro. A região oeste é a única exceção.
    O atendimento presencial em bares, restaurantes, lojas de conveniência e demais estabelecimentos similares que comercializem bebidas alcóolicas será encerrado às…

    ler mais
  • Depois de muita expectativa, nesta sexta-feira (19), o deputado estadual Diego Coronel (PSD) confirmou a intenção de disputar uma cadeira na Câmara Federal no próximo pleito. Em função da boa articulação com prefeitos do interior, o deputado já mobiliza a base política para trabalhar focado nas eleições 2022. Dentro da esfera partidária, a movimentação abre espaço para que um político da Região de Irecê se habilite a tentar vaga na Assembleia Legislativa da Bahia. 

    Dentre os nomes cotados, destaque para o ex-prefeito de Ibititá Cafu Barreto, que finalizou o mandato com mais de 80% de…

    ler mais
  • O povo Juma sofreu inúmeros massacres ao longo de sua história. De 15 mil pessoas no início do século XX, foi reduzido a cinco pessoas em 2002. Um genocídio comprovado, mas nunca punido, que levou seu povo quase ao completo extermínio. O último massacre ocorreu em 1964 no rio Assuã, na bacia do rio Purus, perpetrado por comerciantes de Tapauá interessados pela sorva e castanha existente no território Juma. No massacre foram assassinadas mais de 60 pessoas, apenas sete sobreviveram. Integrantes do grupo de extermínio contratados pelos comerciantes relataram atirar nos Juma como se atirassem em macacos. Os corpos indígenas foram vistos por ribeirinhos da região,…

    ler mais
  • O secretário de Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino, se posicionou defendendo a regulamentação do comércio de drogas leves no Brasil, além de criticar a política de "guerra às drogas" adotada pela polícia, que segundo ele, seria equivocada. Embora não cite nenhuma específica, pelo discurso e exemplos citados, Mandarino fazia referência à maconha. "O que é que a polícia está fazendo? Correndo atrás de traficante, que mata traficante. Mas quando um traficante mata o outro, ele acaba matando pessoas inocentes também. Então, o que o país precisa é pensar em mudar essa…

    ler mais
  • O toque de recolher anunciado na terça-feira (16) pelo governador Rui Costa, e que irá restringir, por sete dias, a partir de sexta-feira (19), a circulação de pessoas nas ruas e o funcionamento de serviços não essenciais após as 22h em grande parte da Bahia, tem como objetivo conter as taxas de contágios do novo coronavírus e o número de casos ativos no estado. A restrição compreenderá o período das 22h às 5h, exceto nas regiões oeste, de Irecê e de Jacobina, que apresentam os três menores índices de ocupação de leitos de UTI para Covid-19. "É uma forma de conter o avanço desse…

    ler mais
  • A Embasa, uma empresa com quase 50 anos de trabalho voltado à prestação de abastecimento de água e esgotamento sanitário e à otimização da infraestrutura para ampliar o acesso a esses serviços públicos em sua área de atuação, pretende continuar o intenso ritmo de investimentos iniciado em 2007, no âmbito do programa estadual Água para Todos. Universalização do acesso é um assunto que faz parte do planejamento e da gestão da Embasa há 14 anos. Os investimentos efetivados e entregues aos municípios de sua área de atuação, entre 2007 e 2020, junto com as ações do…

    ler mais
  • Já disponível nas plataformas de streaming, o EP CHEGADA A HORA, do Luan Gonçalves, é a representação poética de uma trajetória (pessoal e mística) que durou cerca de cinco anos para ser concebida: do carrinho de pipoca em Belo Horizonte, no final de 2015, até o batismo de fogo no sertão de Irecê, o novo trabalho é fruto das vivências, experimentações e desejos mais íntimos desse artista-nato. CHEGADA A HORA tem cinco músicas autorais que apresentam Luan Gonçalves como compositor e multi-instrumentista. 

    No EP, lançado no último dia 15, além de cantar e produzir, ele toca…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2021