bannerfull
  • Como uma das maiores referências em hematologia e hemoterapia do país, a Fundação Hemoba celebra seus 31 anos de existência no próximo domingo, 26 de julho. A unidade pública é responsável pela oferta e distribuição de sangue e seus componentes, tratamentos ambulatoriais de doenças benignas do sangue e cadastro de doadores de medula óssea em todo o estado desde 1989. No início, no Hospital Geral Roberto Santos, com o conhecido ‘Hemobinha’, e desde 1993 na sede própria, na Vasco da Gama, onde funciona até hoje. Segundo diretor da Fundação, Fernando Araújo, parte do sangue coletado atende à demanda…

    ler mais
  • Com o objetivo de aprimorar a prevenção no município, a recém implantada Vigilância à Saúde do Trabalhador tem realizado orientações e notificações para evitar contágio e propagação do COVID-19 nas unidade de atendimento ao público, no comércio em toda rede de Saúde. Além de proteger os servidores públicos, anjos da guarda no combate ao coronavírus, a ação estratégica do Governo Birinha Levi amplia os cuidados aos empresários, prestadores de serviços e clientes, ajudando a construir um ambiente seguro para toda comunidade. Faça também a sua parte: ler mais

  • A Bahia ocupa o 1º lugar no ranking da produção nacional de caprinos e a segunda de ovinos, sendo 90% dessa produção da agricultura familiar. A caprino-ovinocultura tem um papel significativo para o desenvolvimento do rural baiano, com a diversificação da produção e a geração de emprego e renda para milhares de agricultores. Esse é um dos sistemas produtivos liderados pela agricultura familiar baiana, que, no próximo sábado, celebra o Dia Internacional da Agricultura Familiar (25 de julho), data instituída pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

    O…

    ler mais
  • Em seu terceiro single do mês de julho, Ana Mametto revisita o célebre trio Os Tincoãs. Nesta sexta-feira, 24, a artista lança sua versão para ‘Atabaque Chora’, gravada originalmente em 1977 e que integra seu novo trabalho: “Saudação”. Produzido totalmente durante o período de isolamento social, o álbum faz um tributo às raízes musicais de Ana saudando ícones que a influenciam e que são fundamentais para a cultura afro-brasileira. A cantora é uma grande fã de Os Tincoãs. Seu próprio nome artístico, Mametto, ‘mãe de todos’, vem de uma menção carinhosa de Mateus…

    ler mais
  • Com a mudança das eleições 2020 para 15 de novembro, o ex-prefeito de Irecê Luizinho Sobral (PODEMOS) está legalmente habilitado a entrar na disputa, o que provocou intensa movimentação nos bastidores da política na região. A informação foi confirmada por Michel Reis, um dos advogados mais respeitados do estado, com profunda experiência em Direito Eleitoral. “Do meu ponto de vista, que é balizado por diversos colegas que comungam da mesma opinião, é cristalina a possibilidade de Luizinho ser candidato este ano”, afirmou. 

    Em virtude da punição por abuso econômico no pleito de 2012, no caso…

    ler mais
  • Mais mulheres, mais policiais e muito mais mulheres policiais. A disputa pelas prefeituras de capitais deste ano, a primeira após a eleição do presidente Jair Bolsonaro, terá um maior protagonismo de policiais militares, civis e mais candidaturas femininas competitivas. Ao menos oito mulheres policiais são pré-candidatas a prefeituras do Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Aracaju, Goiânia e Manaus, sendo seis delegadas de polícia e duas policiais militares. Na eleição de 2016, apenas uma policial disputou uma prefeitura de capital, em Goiânia.

    As candidaturas vão desde partidos mais à esquerda, como PT e PDT, até legendas conservadoras,…

    ler mais
  • A Bahia caminha para obter, na safra de grãos 2019/2020, seu melhor desempenho dos últimos 48 anos. O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), que é divulgado mensalmente pelo IBGE, registra que a estimativa de colheita de grãos na Bahia está em 9,4 milhões de toneladas, que é a maior de toda a série histórica desse levantamento, iniciado em 1972. Os números apontam para um aumento de 13,5% com relação à safra baiana do ano passado. 

    A pesquisa do IBGE, divulgada no início deste mês, comprova a força do agronegócio baiano, que é um dos únicos setores…

    ler mais
  • Em virtude da situação de calamidade pública provocada pela pandemia do covid-19, o Diário Oficial de Ibititá do dia 13 de julho trouxe o decreto nº 188, assinado pelo prefeito Cafu Barreto, que restringe a locomoção noturna, sendo PROIBIDA a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 19h às 05h, a partir de amanhã, 14 de julho, até o dia 20 de julho de 2020. O documento destaca como exceção "hipóteses de deslocamento para ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos, ou situações em que fique comprovada a urgência". ler mais

  • Em mais uma ação de Desenvolvimento Urbano, a Prefeitura Municipal de Lapão intensificou a requalificação da Avenida ACM, principal entrada da cidade. O projeto faz parte do que já é chamado de maior pacote de obras de Infraestrutura da história de Lapão, com importantes investimentos na sede e zona rural. O vice-prefeito Márcio Messias postou vídeo nas redes sociais, após vistoriar o trabalho de recuperação do asfalto na ACM ao lado do prefeito Ricardo Rodrigues. 

    “Entre os 417 municípios baianos, Lapão está no segundo lugar entre os que mais executam obras do Governo Federal. Aqui o trabalho não…

    ler mais
  • Nosso Machado abre caminhos. Uma nova clareira para vozes afiadas, o lugar em que transformaremos sonhos em obras-primas, sementes em histórias. A arte é seiva do céu e das sombras. Novos nomes da literatura, dos quadrinhos e de todas as possibilidades artísticas que brotam das palavras surgem em um momento de transformação. Diante deste novo mundo devemos gritar, devemos criar, riscar antigos ideais e mudar o agora.

    O 1º PRÊMIO MACHADO DARKSIDE DE LITERATURA, QUADRINHOS E OUTRAS NARRATIVAS celebra todos os autores que colocaram sangue em suas palavras e tornaram-se eternos em suas vivências. O grande prêmio brasileiro promovido pela DarkSide Books tem o objetivo…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2020