bannerfull
  • Receitas com ingredientes tradicionais e saudáveis da agricultura familiar baiana, elaboradas por chefs de cozinha, cozinheiros e cozinheiras da Bahia, a exemplo da Moqueca Trilogia, da chef Tereza Paim, e Pão de Copioba, da padeira Andrea Albuquerque, estão disponíveis no Calendário 2021 do Bahia Produtiva, projeto do Governo do Estado executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Todas as receitas estão disponíveis no site www.car.ba.gov.br.  

    A ação é resultado de uma parceria consolidada entre a SDR/CAR e os profissionais da…

    ler mais
  • Para dar maior regularidade à operação do sistema de abastecimento de água que atende Mulungu do Morro e Souto Soares, cidades do centro norte baiano, a Embasa realizou a substituição de sete quilômetros de adutora de água tratada, no trecho mais crítico desse sistema integrado de abastecimento. A obra representou um investimento de cerca de 2,3 milhões de reais e já traz reais benefícios para a população das duas cidades e ainda de quatro comunidades rurais pertencentes a Canarana e Barro Alto – um total de 25,5 mil pessoas

    De acordo com o gerente do escritório local de Mulungu do Morro, Joan Neves, desde que o novo…

    ler mais
  • É assim que o médico virologista Maurício Lacerda Nogueira, pesquisador e professor da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo), resume o que o motivou a responder —de forma curta, direta e com um palavrão— uma mentira publicada no Facebook sobre a aplicação da vacina contra o coronavírus no Brasil. "Teu cu", escreveu o professor em resposta a uma afirmação de que duas pessoas teriam morrido após serem imunizadas com a CoronaVac —a informação é falsa. A reação de Nogueira acabou viralizando, e um meme que coloca a resposta do professor ao lado de…

    ler mais
  • O jogador Anderson Talisca, 27, alcançou a marca de 1 milhão de seguidores no Instagram e, para comemorar a conquista, o atleta, que atualmente joga no Guangzhou Evergrande, da China, fez uma doação de R$ 50 mil ao Hospital Aristides Maltez, referência no tratamento contra o câncer na Bahia. O valor foi doado oficialmente nesta segunda-feira (25). Em férias passadas, Talisca também visitou e fez doações ao Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil (Nacci), em Salvador. “Já fomos ao Nacci e agora viemos ao Aristides Maltez, uma instituição séria, que salva vidas de muitos e muitos baianos. Foi uma honra poder somar com uma…

    ler mais
  • Agricultores e agricultoras familiares das comunidades de Campo Largo, Riacho de Santo Antonio e Salgado, no município de Sento Sé, território de identidade Sertão do São Francisco, receberam, nesta terça-feira (26), uma casa de farinha móvel. Essa é a primeira unidade móvel entregue pelo projeto Pró-Semiárido, do Governo do Estado.

    Com um custo bem menor do que a construção de casa de farinha fixa, ela tem o objetivo de garantir que as famílias possam fomentar a produção e, consequentemente, a renda, com um equipamento que pode percorrer as propriedades das famílias que residem nas três comunidades. Nessas…

    ler mais
  • Daniel Pinto

    Como um território com 23 cidades, mais de 350 mil eleitores, marcado pela diversidade cultural, com Agricultura forte e comércio pujante pode ser tão carente de representação na Assembleia Legislativa? Essa questão tem causado grande desconforto entre lideranças políticas, empresários, educadoras, irrigantes, jovens estudantes e outras tantas “cabeças pensantes” da Região de Irecê, que veem as demandas das suas cidades tratadas com desinteresse. Enquanto isso, no tabuleiro da “geopolítica” baiana, outras regiões conseguem atrair…

    ler mais
  • Com o objetivo de promover práticas sustentáveis no cultivo de alimentos saudáveis, a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), disponibiliza, em formato virtual, a publicação HORTALIÇAS - Guia para Cultivo e Aproveitamento, que pode ser acessada no site: www.bahiater.sdr.ba.gov.br. É ilustrada, tem linguagem objetiva, didática e simples, dos aspectos básicos de produção, além de recomendações técnicas e práticas de cultivo, visando orientar sobre os processos produtivos das hortaliças. Pode se baixada do site…

    ler mais
  • Entramos no período da estação mais quente, o verão, embora este ano seja um período atípico por conta da pandemia o que nos obrigou a ficar em casa, esta estação torna os dias mais quentes e de muito calor. E para os bichinhos não é diferente, em dias de calor excessivo eles também ficam desconfortáveis. Neste período, é possível notá-los mais ofegantes e costumam deitar em locais mais frescos. Isso ocorre porque cães e gatos não transpiram como nós, estes animais possuem pouquíssimas glândulas sudoríparas espalhadas pelo corpo. Com isso, é preciso buscar alternativas para que seu…

    ler mais
  • Em audiência com o senador Otto Alencar e o deputado estadual Eduardo Alencar, o prefeito Birinha Levi conseguiu para o município de Uibaí um trator com implementos, um caminhão basculante e mais R$ 600 mil para serem investidos em pavimentação. O recurso e o novo maquinário vão ajudar a intensificar ações de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano na cidade. “Estamos coordenando o início da vacinação e o protocolo contra o covid-19, mas as outras áreas da Prefeitura não podem parar. De forma articulada, estamos todos trabalhando com muita dedicação pela segurança e pelo bem-estar coletivo”, observou Birinha. 

    ler mais
  • Com a chegada das primeiras doses da vacina Coronavac à Região de Irecê, a Prefeitura Municipal de Ibititá já agiliza o protocolo para início da vacinação contra a Covid-19. Seguindo normas estabelecidas pela Anvisa, Ministério da Saúde e Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, nesta fase, serão vacinados profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus e em Unidades de Saúde de Urgência e Emergência; assim como idosos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas.

    A Prefeitura de Ibititá alerta: para receber a imunização,…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2021