bannerfull
  • Enquanto o grupo governista desfruta de base sólida e conta com a aprovação popular da gestão Birinha Levi, a oposição de Uibaí ainda segue sem um rumo definido. Formada basicamente pelo PT, PSOL e PSB, a minoria não conseguiu construir um projeto de consenso.  O PSOL articula internamente para lançar a candidatura de José Pereira, mais conhecido como Zezinho. Já o PT, por sua vez, tem um processo peculiar de decisão interna e dois nomes estão no páreo: o ex-secretário de Educação do município João Borges, derrotado…

    ler mais
  • Nesta segunda-feira (9), a cidade de Irecê amanheceu literalmente debaixo d`água. Com as fortes chuvas do fim de semana, foram registrados pontos de alagamentos nas Praças do Feijão, Ayrton Senna e Clériston Andrade, nas Avenidas Santos Lopes, Caraíbas e 1º de Janeiro e em mais diversas localidades da sede e zona rural. O vídeo, que circula pelos grupos de whatsapp desde domingo (8), mostra a força da “correnteza” em trecho da BA-148 que passa por uma das principais zonas do comércio local.   

    O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) requisitou nesta segunda-feira (9) ao superintendente de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec),…

    ler mais
  • Uma iniciativa que evoca a ancestralidade da Capoeira Angola, dialogando com sua prática contemporânea. A tradição desta expressão artística e cultural é o tema do livro Capoeira Angola – Ginga e Ancestralidade. A obra, com textos assinados por Cinézio Peçanha, mais conhecido como Mestre Cobra Mansa, e pelos pesquisadores Eduardo Oliveira e Matthias Assunção, será lançada na próxima quinta-feira (12), das 18h às 22h, no Espaço Cultural Pierre Verger, em evento aberto ao público. A publicação, que já teve reconhecimento internacional durante o seu pré-lançamento  em Maputo (Moçambique),…

    ler mais
  • Foi graças à casca do maracujá que a estudante Juliana Estradioto, 19, viajou de avião pela primeira vez. Em 2017, ela saiu de Osório, um pequeno município de 45.000 habitantes no Rio Grande do Sul, para ir até São Paulo apresentar seu projeto científico: um plástico biodegradável feito a partir dos restos da fruta. Da primeira viagem de avião para cá, Juliana desenvolveu outros projetos, ganhou prêmios, viajou para a Suécia, onde participou da entrega do prêmio Nobel, patenteou outra descoberta e entrou na universidade. Tudo na velocidade de um asteroide. Talvez o seu próprio, já que ela é a única brasileira…

    ler mais
  • “Um dia vivi a ilusão de que ser homem bastaria. Que o mundo masculino tudo me daria. Do que eu quisesse ter”. Os versos foram imortalizados pelo grande Gilberto Gil, um dos maiores artistas do Brasil, orgulho para toda Bahia. Axé! A surpreendente interpretação é do senador Otto Alencar, presidente estadual do Partido Social Democrático, que prestigiou nesta sexta-feira (06) encontro regional do PSD Mulher na aprazível cidade de Ibititá. Superhomem, a canção, foi gravada no disco Realce, em 1979, e talvez hoje, quem sabe, viva seu apogeu - já que o feminismo…

    ler mais
  • Daniel Pinto

    Mulheres no comando, mulheres no poder! Essa exaltação à luta feminina por igualdade virou mantra e grito de guerra em Ibititá. Na verdade, já é uma realidade, se for levado em consideração o primeiro escalação da Administração Municipal: das sete secretarias, cinco são ocupadas por mulheres, que também estão presentes em cargos estratégicos da Prefeitura, como a Controladoria Interna e a Tesouraria. E no embalo dessa onda, nesta sexta-feira (06), o PSD Mulher realizou encontro regional no Rochedo Festas,…

    ler mais
  • A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) confirmou o primeiro caso importado do novo coronavírus (Covid-19) na Bahia, nesta sexta-feira (6). Trata-se de uma mulher de 34 anos, residente na cidade de Feira de Santana, que retornou da Itália em 25 de fevereiro, com passagens por Milão e Roma, onde aconteceu a contaminação. O primeiro atendimento e as amostras foram coletadas em um hospital particular da capital baiana, sendo enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que é a referência nacional do Ministério da Saúde. O resultado laboratorial confirmando o diagnóstico foi concluído hoje.

    De acordo com o secretário…

    ler mais
  • De janeiro até às 17 horas desta segunda-feira (2), a Bahia registrou 49 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 21 excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 11 foram descartados laboratorialmente e 17 aguardam análise laboratorial. Os municípios notificantes foram Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jacaraci, Jequié, Lauro de Freitas, Salvador, Teixeira de Freitas, Tucano e Vitória da Conquista. Esses números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância…

    ler mais
  • “Estamos conversando com o advogado, juntando provas e contabilizando os prejuízos... Vamos entrar na Justiça porque eles não podem agir dessa forma! Sou trabalhador, não sou vagabundo não”.  O desabafo é de Mateus Gama Rocha, popularmente conhecido como Fralda, que teve o alvará da sua barraca cassado e acabou impedido pela gestão Hipólito Rodrigues de trabalhar na festa de 35 anos de emancipação da cidade, realizada no último fim de semana, na Praça Pedro Gama. O assunto movimenta as redes sociais desde sábado (29) e hoje ganhou grande repercussão no Jornal da 101 News FM, ancorado por Vitor Souza e Bruno Araújo.  ler mais

  • O início da história das Ganhadeiras de Itapuã vem do momento onde o bairro era apenas uma vila de pescadores e um grupo de mulheres negras já lutava pela subsistência de suas famílias. Elas lavavam de ganho, preparavam peixes e outras iguarias para vender na rua, mercados, feiras. Iam a pé até o centro da cidade, equilibrando balaios nas cabeças. No trajeto, “para espantar o cansaço”, iam compondo e cantando; eram cantigas de roda, sambas e cirandas. De toda essa tradição, surgiu o grupo Ganhadeiras de Itapuã.

    Cronistas do dia a dia, as Ganhadeiras comunicam-se com diferentes gerações. Em pleno litoral da capital…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2020