bannerfull
  • Mais uma polêmica foi estabelecida entre o cantor Igor Kannário e a Polícia Militar, após o artista chamar a atenção para uma agressão sofrida por um folião durante a sua apresentação, no Carnaval de Juazeiro, no domingo do último final de semana. Na ocasião, o artista teve que paralisar o show porque foliões chamaram a atenção dele para uma agressão que estava acontecendo. “Se você agredir alguém aí, você vai perder sua farda, man. Eu estou vendo”, bradou Kannário.  

    Através de nota enviada ao Sertão Baiano, o cantor Igor kannário reafirmou…

    ler mais
  • Por Elida Oliveira

    O grito da arara ecoa pelo sertão da Bahia nas primeiras horas do dia. O chamado vem de uma das 1.700 araras-azuis-de-lear que vivem na região do Raso da Catarina, na caatinga, o bioma mais biodiverso do planeta. Elas só existem nesta parte do mundo. Monogâmicas, voam em duplas ou em trio, quando o filhote ainda não se desprendeu dos pais. No amanhecer, elas saem em busca do licuri, um coquinho que cresce aos cachos em palmeiras da região. Chegam a percorrer até 60 km ao dia atrás de alimento. Ao entardecer, retornam à morada.

    A aparente normalidade da cena esconde um problema: a arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari) está…

    ler mais
  • Um decreto municipal de Guanambi, cidade do interior da Bahia, que determinava a “entrega da chave” do Município a Deus foi declarado inconstitucional pelo Tribunal de Justiça. Em decisão unânime, os desembargadores do Pleno acolheram a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ajuizada em janeiro de 2017 pelo Ministério Público estadual, por intermédio da procuradora de Justiça Ediene Lousado e do promotor de Justiça Cristiano Chaves. A decisão foi publicada na última quinta-feira, dia 14, pelo TJ baiano. 

    O prefeito de Guanambi, Jairo Silveira Magalhães, já havia sido obrigado, liminarmente, a suspender…

    ler mais
  • O prefeito de Serra do Ramalho, no Vale São-Franciscano da Bahia, resolveu exonerar todo o secretariado após alegar dificuldade financeira. As informações foram publicadas no Diário Oficial do Município.  Segundo decreto assinado pelo gestor Ítalo Rodrigues (PSD), foram exonerados “todos os ocupantes de cargos de agentes políticos, cargos em comissão e funções de confiança” da prefeitura. Pelo menos 100 comissionados foram atingidos. Ainda de acordo com o decreto, as exonerações não se aplicaram ao tesoureiro, pregoeiro, diretores e vice-diretores escolares, diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto…

    ler mais
  • O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, anunciou nesta quinta-feira, 14, que o presidente Jair Bolsonaro "bateu o martelo" de que as idades mínimas de aposentadoria na proposta de reforma da Previdência serão de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, após um período de 12 anos de transição. Marinho destacou que esse foi um meio termo encontrado após uma discussão de quase duas horas entre a equipe econômica e o presidente, no Palácio da Alvorada.

    Bolsonaro queria uma idade mínima de 60 anos para mulheres e 65 anos para homens e uma transição…

    ler mais
  • Uma noite de homenagens e muita emoção marcou o Flamengo X Fluminense desta quinta-feira (14), no Maracanã. Muitos torcedores choraram quando o telão do estádio mostrou um dos camarotes. Lá estavam o menino Cauan Emanuel, um dos sobreviventes do incêndio que destruiu o alojamento do Centro de Treinamento George Helal, o Ninho do Urubu. Emocionado, o menino não parou de chorar. Junto a Cauan e a seus familiares estava Andreia Cândido, mãe do goleiro Christian Esmerio Cândido, um dos dez garotos mortos no incêndio, que também não conseguia conter as lágrimas. Com a torcida entoando cânticos em homenagem aos “Garotos do Ninho”,…

    ler mais
  • Com investimentos de R$ 128 milhões e perspectiva de gerar mais de 1 mil empregos em Jequié, uma jazida de quatzito, com potencial de produzir 3 bilhões de toneladas de rochas ornamentais, deverá entrar em operação ainda este ano. Os detalhes do projeto foram apresentados pela empresa Granet Prospecção ao vice-Governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão, na quarta-feira (13). “A empresa pretende começar a operar com brevidade, nos próximos seis meses. E isso é muito bom para a Bahia, pois trará empregos e novos negócios para as regiões de Jequié e Ilhéus. Nos reunimos para ajustar…

    ler mais
  • Um terreno tomado por escombros. O contato direto com o mar de lama a que se resumiu a região afetada pelo rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão, no município de Brumadinho, em Minas Gerais, mostrou ao grupo de Busca e Resgate de Estruturas Colapsadas (Brec), do Corpo de Bombeiros da Bahia, que eles não estavam diante de mais um cenário de tragédia, entre tantos outros. A sensação iminente de morte durante os trabalhos, segundo os baianos, coloca o caso, ocorrido em 25 de janeiro, como o mais devastador já visto por eles, que retornaram a Salvador nesta quinta-feira (14), após 12 dias na operação. Em cerimônia na sede da corporação,…

    ler mais
  • Nesta quarta-feira (30), durante reunião em seu gabinete, o prefeito Cafu Barreto autorizou o envio da folha do mês de janeiro ao banco conveniado já com o reajuste dos professores, dos agentes de Saúde e dos agentes da Vigilância Epidemiológica, além das gratificações do PMAQ. Os recursos estarão disponíveis na sexta, dia 01, por conta do feriado municipal desta quinta-feira (31). “São categorias que prestam excelentes serviços à população e merecem todo o nosso respeito e admiração”, observou o prefeito Cafu Barreto, que aproveitou para pedir ao padroeiro da cidade livramento, saúde e paz para todos. ler mais

  • Nos dias 1ª e 4 de fevereiro, a Prefeitura de Uibaí, numa ação coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, realiza a Jornada Pedagógica 2019, com o tema "A BNCC e o currículo cotidiano: desafios e possibilidades". No primeiro dia, as atividades acontecem na Creche Minervina Ferreira e na Escola José de Alencar. A programação inclui palestras, discussões e oficinas temáticas. No último dia, as ações estratégicas serão realizadas em dois turnos nas unidades escolares da sede e povoados, com foco no planejamento com professores, coordenadores e toda comunidade. Participe e acompanhe o desenvolvimento da…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2019