bannerfull
  • Nesta segunda-feira (9), a Bahia protagoniza mais um feito que demonstra o momento positivo pelo qual está passando no que se refere à aceleração do crescimento econômico e social do estado. A gigante chinesa da indústria automobilística – BYD lança a pedra fundamental do complexo fabril que vai produzir, em solo baiano, veículos de passeio elétricos e híbridos, caminhões elétricos, chassis de ônibus, além de processar lítio e ferro fosfato. O fato histórico para o estado se junta ao cenário de recordes recentes de investimentos próprios e privados que promovem crescimento também em outros setores…

    ler mais
  • Para ter sucesso na realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é preciso, além de estudo, prestar atenção às exigências e proibições estabelecidas pelo edital para não correr o risco de ser eliminado no dia da prova. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estabelece todos os anos uma série de regras a serem cumpridas pelos candidatos no dia da avaliação. Como ocorre desde 2017, o exame será realizado em dois domingos consecutivos - antes, era aplicado em um único fim de semana, sábado e domingo. Em 2023, será nos dias 5 e 12 de novembro.   ler mais

  • O encontro do grupo de países com as maiores economias do mundo (G20) acontece no Brasil, em 2024, com a participação de 40 delegações e promoção de 100 eventos por todo o país, que antecedem a reunião de cúpula de chefes de Estado, marcada para novembro, no Rio de Janeiro. A Bahia deverá sediar seis reuniões sobre temas como combate à pobreza, desenvolvimento sustentável, comércio e governança, que acontecerão em Salvador, onde será realizado também o encontro dos ministros da Cultura do G20. A estimativa é que a cidade receba de 250 a 300 delegados estrangeiros, com impacto em serviços turísticos. ler mais

  • Por Maria Emília Zampieri

    A tilápia tem reinado absoluta no mercado brasileiro de peixes. Fatores como proteína de alta qualidade, preço competitivo e preparo fácil fazem com que conquiste espaço a nados largos e, até 2030, deve responder por 80% da produção nacional, segundo previsão da Peixe BR (Associação Brasileira de Piscicultura). A expectativa é que nesse ritmo o Brasil assuma no posto de terceiro maior produtor mundial de tilápias, dentro de três ou quatro anos. Hoje, o país está na quarta posição, com 8,4% do volume global, atrás apenas…

    ler mais
  • Ter uma piscina com borda infinita na sua residência, condomínio ou estabelecimento é um privilégio. A sensação de infinidade e a sofisticação proporcionada por esse tipo de equipamento são, sem dúvidas, seus maiores atrativos. Entretanto, uma piscina com borda infinita, infelizmente, não cabe em todos os projetos. Ambientes fechados, com terrenos planos ou rodeados de muros não são tão indicados. Para esse caso, vale mais investir em outros modelos de piscina. “Os espaços mais adequados para receber uma borda infinita são os terrenos em declive ou com vista para algum ambiente aberto, como praia, vegetação ou…

    ler mais
  • Um novo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) inclui parte da Bahia em risco para a onda de calor que vem atingindo várias partes do Brasil essa semana. Segundo o aviso, o risco começou ontem pela manhã e deve durar de três a até cinco dias. No período, a temperatura deve ficar 5ºC acima da média histórica registrada. 

    Na Bahia, as cidades afetadas ficam nas regiões Oeste, Nordeste e Norte do estado, em sua maioria. O novo alerta inclui ao todo Sul Cearense, Centro Sul Baiano, Vale São-Franciscano da Bahia, Sudeste Piauiense, Sertões Cearenses, Sertão Pernambucano, São Francisco Pernambucano, Centro-Norte Piauiense,…

    ler mais
  • Com Ibititá no centro das atenções, o deputado estadual Cafu Barreto (PSD) recebeu, nesta segunda-feira (25), o amigo e vereador Celson Marques (PSD). Durante a agenda em Salvador, Celsinho, como é carinhosamente chamado, compartilhou informações sobre o andamento de importantes obras de Infraestrutura na cidade que tiveram recursos destinados pelo gabinete de Cafu Barreto. 

    Além disso, levando em conta o bom relacionamento do deputado, Celsinho pediu apoio para viabilizar novos convênios com o Governo do Estado para execução de projetos de interesse social, tanto na sede quanto na zona rural, nas áreas da Saúde, Educação, Agricultura…

    ler mais
  • Já ouviu alguém dizer que está passando mal por conta do calor? Pois bem, o calor intenso pode sim desencadear doenças e nas próximas duas semanas, quando algumas regiões brasileiras enfrentarão temperaturas acima dos 40°C, é preciso atenção aos cuidados. A médica cardiologista e professora do curso de Medicina da Uniderp, Lacy Coelho Barbosa Neta, explica que quando a temperatura do corpo aumenta mais rápido do que a capacidade de resfriá-lo, os órgãos vitais podem sofrer danos, levando o indivíduo à morte. “Heat Stress, Estresse Térmico ou Estresse por Calor é uma condição médica…

    ler mais
  • Após renegociar R$ 13,2 bilhões na primeira fase, o Desenrola, programa especial de renegociação de dívidas de consumidores, inicia a segunda etapa nesta segunda-feira (25). Até quarta-feira (27), 709 credores participarão de leilão de descontos em um sistema desenvolvido pela B3, a bolsa de valores brasileira. Quem oferecer os maiores descontos será contemplado com recursos do Fundo de Garantia de Operações (FGO). Com R$ 8 bilhões do Orçamento da União, o fundo cobrirá eventuais calotes de quem aderir às renegociações e voltar a ficar inadimplente. Isso permite às empresas concederem abatimentos maiores no…

    ler mais
  • A produção de algodão em pluma da Bahia deve alcançar 598 mil toneladas na safra 2022/2023, 15% a mais que a safra anterior. A área dedicada à cultura aumentou quase cinco mil hectares no período. A produtividade, que relaciona as toneladas colhidas por hectare, teve aumento de 13%. Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), área de estudos do Banco do Nordeste. O economista do Etene, Jackson Coêlho, explica os motivos dos incrementos de área e de produtividade no estado. “O aumento da área resulta do crescimento de cultivos irrigados. Em locais anteriormente…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024