bannerfull
  • O prazo para pagamento com desconto de 10% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2020 vai até o dia 10 de fevereiro para quitação em cota única. Existe ainda a opção de pagamento com 5% de desconto para quem fizer a quitação do valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira das três cotas do parcelamento padrão do imposto, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo. Todas as informações poderão ser consultadas por meio do site da SEFAZ, no Canal Inspetoria Eletrônica, botão IPVA, ou do call center da Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ-BA), pelo telefone 0800…

    ler mais
  • Após sucessivos adiamentos, começa a valer a partir do dia 31 de janeiro a obrigatoriedade de uso da placa do Mercosul em todos os estados do país. O prazo atende ao estipulado na Resolução nº 780/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de julho do ano passado, que determina que as unidades federativas do país devem utilizar o novo padrão de Placas de Identificação Veicular (PIV). Desde a decisão pela adoção da placa do Mercosul, a implantação do registro foi adiada seis vezes. A adoção do sistema de placas do Mercosul foi anunciada em 2014 e, inicialmente, deveria ter entrado em vigor em janeiro de 2016. Em…

    ler mais
  • O juiz Danilo Augusto e Araújo Franca, da Zona Eleitoral de Lapão, concedeu, nesta quarta-feira (15), liminar ao PSD de Ibititá contra o advogado Afonso Ferreira Mendonça por propaganda eleitoral antecipada. De acordo com a denúncia, no último dia 05 de dezembro, durante evento realizado na Fazenda Bairro Riacho, contrariando a lei vigente, foi divulgado o jingle com pedido explícito de votos - o que só é permitido a partir do dia 15 de agosto deste ano. Na sentença, o magistrado determinou a imediata retirada da propaganda do perfil pessoal do Dr. Afonso no Instagram no prazo de 24 horas. Além disso, o pretenso candidato deve, a partir de agora, “abster-se…

    ler mais
  • Será aberta em 19 de janeiro, no Centro Cultural do Iphan, em Lençóis, cidade da Chapada Diamantina, a exposição fotográfica "Chapada Diamantina: O Diamante do Brasil", de Tarciso Albuquerque. A mostra, que tem entrada gratuita, fica em cartaz até 5 de fevereiro, das 9h às 12h e das 15h às 21h30. Nela, o fotógrafo, um amante da região, mostra locais conhecidos e pontos turísticos desse paraíso baiano.
    Segundo Albuquerque, o trabalho apresentado em "Chapada Diamantina: O Diamante do Brasil" é a junção de amor e realizações. "Para que possamos eternizar momentos e nossas passagens por…

    ler mais
  • Durante o mês de janeiro Salvador receberá uma das maiores pinturas murais da cidade. Trata-se do “Projeto JubARTE”, realizado pela Fundação Gregório de Mattos e Prefeitura Municipal de Salvador, juntamente com o idealizador da obra de arte, o artista visual Galvão. O projeto consiste na realização da pintura de duas empenas localizadas no edifício do jornal A Tarde, na avenida Tancredo Neves, e juntas somam um total de 312 metros quadrados de superfície. Com mais uma obra de arte de grande proporção, localizada no centro financeiro da cidade, Salvador vai trilhando seu caminho para se estabelecer no cenário nacional de arte urbana…

    ler mais
  • Num esforço institucional para garantir abastecimento hídrico, a Prefeitura Municipal acaba de concluir a entrega de 20 cisternas para comunidades da Serra de Uibaí. De acordo com o cronograma de trabalho, mais 20 cisternas serão instaladas na segunda etapa da ação social. “Vamos contemplar famílias que não possuem reservatório para água”, destacou o prefeito Birinha Levi. Desde junho do ano passado, numa parceria Estado, União e Município, a Serra de Uibaí avançou bastante no que diz respeito à Infraestrutura e Qualidade de Vida. Além da recuperação e manutenção de estradas e vias de…

    ler mais
  • Neste domingo (12), de forma totalmente espontânea, o povo de Ibititá deu uma grande demonstração de força e maturidade, ao recepcionar o vereador Mateus Silva Neves, 32 anos, no grupo político que dá sustentação ao Governo Cafu Barreto e trabalha pelo desenvolvimento social e econômico da cidade. Sem cerimônia oficial, em meio à ebulição das ruas, Mateus foi anunciado como pré-candidato a vice-prefeito ao lado da experiente tesoureira do município, Nilvinha dos Santos.

    A concentração aconteceu na casa do prefeito Cafu, de onde centenas de pessoas saíram em carreata pelas ruas da sede em direção…

    ler mais
  • Por Globo Rural 

    A observação de pássaros virou uma forma das pessoas se aproximarem da natureza e de admirar espécies nativas em um habitat natural. O número de interessados no Brasil está crescendo, acompanhando uma tendência mundial. Nos Estados Unidos, já são 45 milhões de observadores de aves, gerando mais de US$ 40 bilhões por ano. O valor equivale a quase a metade de tudo o que o Brasil consegue o ano inteiro com as exportações do agronegócio.

    A atividade cresce e salvou da falência uma fazenda que virou referência na observação…

    ler mais
  • O AgroPragas Maracujá é um aplicativo que auxilia estudantes, técnicos agropecuários, produtores, agrônomos e pesquisadores na identificação e controle das principais doenças e insetos-praga que acometem a cultura do maracujazeiro. Pode ser utilizado em diferentes momentos durante o desenvolvimento das plantas de maracujazeiro em campo.

    O acesso ao conteúdo é intuitivo e, normalmente, feito por meio de consulta ao tópico de interesse. Os tópicos são subdivididos em temas dentro do grupo das pragas de interesse, o que permite diagnóstico rápido, e por sua vez, controle preciso de cada uma.

    ler mais

  • Por Rikardy Tooge

    O acesso à internet no campo é um dos principais desafios do agronegócio brasileiro. De acordo com o último Censo Agropecuário, de 2017, mais de 70% das propriedades rurais não possuem conexão. Segundo o Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), que faz o Censo:

    o Brasil tem 5,07 milhões de estabelecimentos rurais;

    71,8% não têm acesso à internet (3,64 milhões de propriedades);


    O IBGE considera estabelecimentos rurais como locais onde ocorre produção…

    ler mais
Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2020