bannerfull
  • Algumas histórias sobre os saberes e fazeres dos povos que habitam o território brasileiro estão nas comidas que chegam à nossa mesa. A memória afetiva e a formação cultural do Brasil se expressam também nos sabores que resultam das técnicas de preparo e escolha de ingredientes e temperos. Ao mesmo tempo, as raízes de uma cozinha ancestral entram em disputa com as estratégias comerciais de alimentos processados e ultraprocessados, que ameaçam a saúde coletiva e a memória e a cultura dos povos. Sobre esses e outros assuntos, o Brasil de Fato Bahia conversou com Maria Conceição Oliveira, pesquisadora, gastróloga e especialista…

    ler mais
  • Doze planos de saúde, administrados por seis operadoras, têm sua comercialização suspensa a partir de hoje (22). A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no último dia 16, devido a reclamações relacionadas à cobertura assistencial no último trimestre do ano passado. Os planos atendem, juntos, a 83.286 beneficiários, de acordo com a ANS, e só poderão ser vendidos a novos clientes caso apresentem melhora no resultado do monitoramento trimestral da agência.

    Onze planos de saúde, administrados por quatro operadoras, suspensos anteriormente, conseguiram apresentar essa melhora e tiveram…

    ler mais
  • Ampliar a comercialização, otimizar custos e auxiliar na padronização e qualidade da produção de 25 grupos de mulheres apoiados pelo Governo do Estado, participantes do projeto Pró-Semiárido nos territórios Piemonte da Diamantina e Bacia do Jacuípe. Esse é o objetivo da Rede Semiárido Forte, lançada no último domingo (20/03), em Ourolândia, durante a Feira de Negócios e Tecnologia – Fentec Ouro. 

    A Rede irá agregar grupos de 12 municípios da região que trabalham no processamento de alimentos e comercializam pães, bolos, biscoitos, salgados, polpas de frutas, picolés, geleias,…

    ler mais
  • Terra fértil, clima adequado, experiência na Agricultura e mão de obra qualificada. Essas foram algumas das vantagens da Região de Irecê apontadas pelo deputado federal João Carlos Bacelar, nesta sexta-feira (18), durante evento em Canarana para discutir a estruturação da cadeia do Sisal no território. Em parceria com a Prefeitura e a Cooperativa Agroindustrial do Sertão, o deputado reuniu produtores, empresários e gestores públicos para avaliar as potencialidades econômicas e sociais da implantação da nova cultura.  

    Com o intuito de oferecer apoio institucional, Bacelar trouxe o presidente do Banco do Nordeste (BNB),…

    ler mais
  • Já está em vigor o uso obrigatório do prefixo 0303 em ligações realizadas para clientes pelas empresas de telemarketing. A mudança, anunciada no final do ano passado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), tem o objetivo de ajudar os usuários a identificarem facilmente esse tipo de ligação e decidir se vão aceitar a chamada. O código aparecerá no início do número de qualquer ligação que vise a ofertar produtos ou serviços. As mudanças valem apenas para as prestadoras de telefonia móvel. Daqui a 90 dias, deverão ser implementadas também pelas operadoras de telefonia…

    ler mais
  • O potó parece uma formiga, mas é um inseto da família dos besouros e causa estragos não proporcionais ao seu tamanho. Apesar da crença popular, não é a urina dele que causa a queimadura. Os bichinhos liberam uma substancia tóxica que, ao entrar em contato com a pele humana, pode causar queimaduras. O potó é atraído pela luz, principalmente a branca, e durante a noite procura o lugar mais quente que geralmente é o corpo humano. A melhor forma de evitar o transtorno de uma queimadura de potó é a prevenção, ou seja, manter janelas dos quartos fechadas e, se possível, instalar telas de proteção para bloquear a…

    ler mais
  • Com o poema “Mulata, já não aceito”, a poetisa e quilombola Iris Neves abriu a cerimônia de lançamento, na rede estadual de ensino, da obra “Torto Arado”, do escritor baiano Itamar Vieira Júnior, que participou do evento, ao lado do secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, e da secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis, no auditório da Secretaria da Educação, em Salvador. O lançamento, realizado na tarde de segunda-feira (14), marcou a aquisição de seis mil exemplares do livro, que serão distribuídos para 1.137 unidades educacionais, em toda a Bahia. Torto…

    ler mais
  • Metaverso é a palavra da vez no mundo da tecnologia. Mas o que é metaverso, por que é importante e que impacto terá na maneira como nossos filhos brincam e socializam online? Os pais precisam estar atentos para garantir que as crianças permaneçam seguras no mundo virtual que se aproxima. Para isso, é necessário se informar sobre esse novo universo. 

    O que é metaverso?

    A proposta do metaverso é que a realidade virtual (VR) se combine com outras tecnologias para nos permitir interagir totalmente com um ambiente 3D online. Por meio de headsets de realidade virtual e óculos de realidade…

    ler mais
  • Após a confirmação de Jerônimo Rodrigues (PT) como candidato da esquerda baiana ao Governo do Estado, de forma instantânea a expressão “Lula lá e Jerônimo cá” viralizou nas redes sociais. Em Irecê, cidade-polo de uma região com mais de 400 mil habitantes, o nome de Jerônimo foi bem aceito pela militância, que já botou o “bloco o bloco na rua” para convencer os eleitores sobre a importância de dar continuidade aos avanços conquistados pela Bahia nos últimos 16 anos. 

    “Muito feliz com a escolha do professor Jerônimo para encabeçar a chapa vitoriosa ao Governo do Estado.…

    ler mais
  • BRASÍLIA - Caetano Veloso botou o trio elétrico na rua, mais precisamente em frente ao Congresso Nacional, em defesa do meio ambiente. Um dos líderes do "Ato pela Terra contra o pacote da destruição", mobilização artística e social que ocorreu na semana passada, em Brasília, o cantor e compositor disse, em entrevista ao Estadão, que espera uma reação do Senado sobre a série de projetos de lei que tem flexibilizado a gestão ambiental do País, com aval do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). As medidas são defendidas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro, que pressiona a votação e fala em "prosperidade".  ler mais

Facebook
netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2022