No episódio de estreia do IB Educação, tivemos um bate-papo com o professor licenciado em Matemática e Física e secretário de Educação de Manoel Vitorino, Robson Vilar, que nos relatou os avanços e os principais desafios na área da educação. O secretário começou falando sobre sua trajetória educacional, que teve início nos anos 1990, ao finalizar sua formação no magistério, o que já o habilitava a lecionar nas escolas. “A paixão pela educação foi um processo que fui aprendendo a gostar. Hoje, posso dizer com certeza que fiz a decisão certa e agradeço muito por isso. Amo a educação”, completou.
Robson Vilar também falou sobre o processo de transição da sala de aula para a gestão de várias escolas, ao assumir o cargo de secretário de Educação. Segundo ele, assim como a atuação como professor, o trabalho do secretário também não é fácil. Ele acredita que a visão de um educador é fundamental para estar à frente da pasta, pois permite compreender a dinâmica da escola. No entanto, ele ressalta que também é necessário desenvolver novas habilidades de gestão, e isso precisa ocorrer em um curto intervalo de tempo, já que, ao assumir o cargo, o ano letivo já está prestes a começar.
Um dos principais desafios enfrentados por Robson em Manoel Vitorino, e que ele acredita ser comum em todo o Brasil, é a melhoria da qualidade do ensino. Em suas palavras, o país avançou na ampliação do acesso, com a maioria dos alunos já dentro das escolas, mas o ensino ainda precisa evoluir. No contexto do município, outro desafio foi a estrutura das escolas, muitas delas sem condições adequadas para o retorno das aulas em curto prazo.
O secretário também destacou o uso dos dados do IDEB como ferramenta para identificar quais escolas demandavam mais atenção. A partir disso, foi possível iniciar a implementação da escola de tempo integral. Outro grande desafio em Manoel Vitorino é o transporte escolar. Para atender a demanda, o município mantém cerca de 100 linhas de ônibus à disposição dos estudantes.
Para Robson, falar em educação é falar em aprendizagem, e para que isso aconteça é preciso garantir estrutura física e alimentação escolar de qualidade. No planejamento do ano letivo de 2025, uma das prioridades foi justamente a merenda, considerada essencial para atrair os alunos, especialmente em uma cidade onde boa parte da população é carente.
Outro ponto levantado pelo secretário foi a formação continuada dos professores. Para ele, esse processo é indispensável em qualquer área, mas, na educação, é imprescindível. “Não tem como ser professor e não ser um eterno estudante.” Em Manoel Vitorino, a formação docente teve início no começo do ano, com a Jornada Pedagógica, responsável pelo planejamento anual que contou este esse ano com oficinas e, ao longo do ano letivo, serão ofertados cursos conforme as necessidades forem surgindo.