Perder peso e alcançar o ‘shape’ (forma) considerado pelos padrões de beleza como ideal é o sonho de muita gente. Entretanto, não é uma tarefa fácil, visto que o corpo humano é moldado, muitas vezes, levando em consideração questões como a genética, biologia, ambiente e fatores socioeconômicos, conforme informações de o portal Viva Bem, do Uol.
Alguns fatores podem, consequentemente, dificultar o processo. São eles: pouco acesso e encarecimento a alimentos saudáveis, falta de opções de locais acessíveis para a prática de exercícios físicos, estresse e longas escalas de trabalhos.
Confira abaixo cinco dicas que podem impedir o alcance do ‘shape’ dos sonhos:
1- Obesidade
Prioridade nacional desde 1990, a obesidade vai totalmente contra as abordagens atuais sobre responsabilidade social. Isso porque, mesmo que haja perda de peso, a pessoa que possui a doença pode acabar recuperando os quilos muito mais rápido. Com o avanço nas vendas de alimentos ultrapassados e de alto teor calórico, o processo fica ainda mais difícil. É importante saber, então, que nesses casos, não alcançar o corpo ideal está longe de ser um fracasso pessoal, mas faz parte de uma resposta fisiológica previsível.
2- Força de vontade
Não possuir o ‘shape’ não significa que não houve força de vontade, mas que o peso corporal está enfrentando barreiras com a genética, que pode facilitar na queima de calorias, e com fatores socioambientais, devido ao tempo e ao dinheiro para manter uma dieta
3- Calorias
É comum começarem a contar as calorias para chegar a um corpo ideal. No entanto, é importante saber que os rótulos dos alimentos contém apenas estimativas de teores calóricos. A forma que o organismo vai absorver também varia conforme cada pessoa.
4- Exercício físico
O exercício físico é ótimo para a saúde, mas não está relacionada diretamente à perda de peso. Pesquisas apontam que o gasto energético diário total não aumenta com as práticas regulares. Neste caso, o corpo se reajusta e redistribui as energias corporais, estimulando a saúde cardiovascular e o bem-estar mental, mantendo a massa muscular, melhorando a função metabólica, fortalecendo os ossos e reduzindo o risco de doenças crônicas.
5- Melhorias na saúde
Perder peso pode reduzir possíveis enfermidades, como doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. Entretanto, nem sempre é necessário para estar mais saudável. Então, não seja visto grandes mudanças na balança, o recomendado é para não se assustarem, mas realizarem adequações na rotina.