A baiana Maria Milza dos Santos Fonseca teve seu processo de beatificação autorizado oficialmente pelo Dicastério para as Causas dos Santos, órgão que é responsável pela condução de causas de canonização na Igreja Católica.
A partir deste passo, a baiana passa a ser reconhecida pelo título de Serva de Deus, que é o primeiro passo para a declaração de santidade.
“O início do processo de beatificação da Serva de Deus Maria Nilza representa para o nosso Regional um sinal de esperança e um verdadeiro estímulo a vivermos e a trilhar o caminho da santidade”, afirma o presidente do Regional Nordeste 3, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros.
A autorização foi concedida após uma solicitação formal apresentada por Dom Estevam dos Santos Silva Filho, que é bispo da Diocese de Ruy Barbosa (BA), a qual pertence o povoado de Alagoas, onde nasceu Maria Milza. Lá, a fiel exerceu seu apostolado e viveu seus dias de vida.
A próxima etapa é a fase diocesana do processo, onde serão coletados testemunhos, documentos e provas sobre a vida, virtudes e fama de santidade de Maria Milza. A fiel faleceu em 1993 e deixou um legado de fé, caridade e serviço ao próximo, inspirando pessoas nas mais variadas regiões do Brasil.
Em meio a possibilidade de haver mais uma santa brasileira, os fiéis católicos tem se unido em oração. Mais informações sobre os próximos passos e nomeações para o tribunal serão divulgadas em breve.