Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Conheça 8 filmes sobre câncer de mama que inspiram, emocionam e conscientizam

O câncer de mama é um dos tipos mais comuns da doença entre as mulheres no mundo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 600 mil novos casos foram registrados no Brasil apenas entre 2018 e 2019. 

Por sua relevância no mundo da saúde, o tema também ganhou espaço nas artes e, principalmente, no cinema, que sempre se mostrou um como aliado na conscientização sobre o diagnóstico precoce e o enfrentamento da enfermidade.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

A campanha BNews Outubro Rosa, criada para alertar sobre a importância da prevenção, reforça a necessidade de informação e empatia com as mulheres que convivem com o câncer de mama. E o cinema, com seu poder de emocionar e educar, se tornou uma ferramenta poderosa nessa luta.

Pensando nisso, a equipe do BNews reuniu oito filmes que abordam o câncer de mama sob diferentes perspectivas, com histórias reais, dramas e documentários que promovem e ajudam a ampliar o diálogo sobre o tema. 

Confira:

Mulheres de Peito – (2012, Paula Galacini)

Baseado no livro “Força na Peruca”, de Mirela Janotti, o documentário brasileiro acompanha cinco mulheres que enfrentaram o câncer de mama. Elas compartilham experiências, medos e superações, além de trazer o olhar de médicos, tatuadores e estilistas que ajudam pacientes a resgatar a autoestima após o tratamento.

Aquarius – (2015, Kléber Mendonça Filho)

Embora o foco do filme não seja a doença, Clara (interpretada por Sônia Braga) é uma mulher que passou por uma mastectomia e optou por não reconstruir a mama. O longa provoca reflexões sobre vaidade, coragem e autenticidade, representadas em uma das cenas mais simbólicas da produção.

Ma Ma – (2015, Julio Medem)

Na pele de Magda, Penélope Cruz interpreta uma mulher diagnosticada com câncer de mama em estágio avançado. Grávida e cheia de esperança, ela encara o tratamento com fé e amor, acreditando que o nascimento de sua filha pode ser um símbolo de renascimento e cura.

Why I Wore Lipstick to My Mastectomy – (2006, Peter Werner)

Inspirado na história real da jornalista Geralyn Lucas, o filme mostra uma jovem que precisa decidir entre remover parte da mama ou fazer uma mastectomia completa. O batom vermelho, usado como símbolo de força e feminilidade, se torna sua marca na luta contra o câncer.

Já Estou com Saudades – (2015, Catherine Hardwicke)

As amigas Jess e Milly enfrentam desafios diferentes, enquanto uma descobre a gravidez, a outra recebe o diagnóstico de câncer de mama. O drama mostra o poder da amizade e do apoio emocional durante o tratamento, destacando a importância dos vínculos afetivos.

Cinco pela Cura (Five) – (2011)

Produzido pelo canal Lifetime, o projeto reúne cinco curtas-metragens dirigidos por mulheres, entre elas Jennifer Aniston, Demi Moore e Alicia Keys, que contam histórias sobre diferentes fases do câncer de mama, do diagnóstico à superação.

Unidas pela Vida (2013, Steven Bernstein)

Inspirado em fatos reais, o filme retrata a trajetória de Annie Parker, que descobre ter câncer de mama, a mesma doença que levou sua mãe e irmã. Determinada a lutar, ela se une a uma pesquisadora que tenta comprovar a origem genética da doença. Uma história de coragem e descoberta.

Laços de Ternura (1983, James L. Brooks)

O clássico drama acompanha Emma, que vê sua vida virar de cabeça para baixo após um diagnóstico de câncer de mama. Com o apoio da mãe, Aurora, ela enfrenta a doença com leveza e emoção. O filme é um retrato sensível sobre amor, família e resiliência.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS