Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Exame de caso suspeito de Mpox em Irecê testa negativo; diagnóstico é de catapora

Exame de caso suspeito de Mpox em Irecê testa negativo; diagnóstico é de catapora

A Secretaria Municipal de Saúde, informou na manhã desta segunda-feira (23) que o exame do caso suspeito de Mpox registrado no último final de semana teve resultado negativo para a doença. A análise, realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), confirmou diagnóstico de varicela (catapora). A suspeita foi identificada na manhã de sábado (21). Devido ao histórico de viagem da paciente para Salvador, onde há registros da doença, a Vigilância Epidemiológica do município adotou imediatamente os protocolos de investigação. A paciente foi avaliada, orientada ao isolamento e teve a amostra coletada e encaminhada à capital no mesmo dia.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Tarcísio Oliveira, a notificação ocorreu por precaução, diante da semelhança clínica entre as doenças e do critério epidemiológico relacionado à viagem. Com o resultado negativo para Mpox, o caso foi oficialmente descartado. Ainda assim, a Secretaria reforça que a rede municipal segue atenta e preparada para agir com rapidez diante de qualquer suspeita, priorizando a identificação precoce e a prevenção de possíveis transmissões.

A Mpox é uma doença viral transmitida principalmente por contato direto com lesões de pele, fluidos corporais ou contato próximo prolongado. Entre os sintomas estão febre, dores musculares, aumento dos gânglios e lesões cutâneas.

A orientação é que pessoas com sintomas compatíveis e histórico de contato ou viagem para áreas com casos confirmados procurem atendimento médico e evitem contato físico próximo até avaliação profissional.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS