Um evento tradicional na cidade desde 1933, a Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista, realizada no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, próximo ao Bosque da Paquera, destaca-se como um espaço estratégico para grandes negociações no setor agropecuário, na cafeicultura e em diversos outros segmentos comerciais. Reconhecendo sua importância para a economia local, o presidente da Câmara de Vereadores, Ivan Cordeiro (PL), anunciou, na última quarta-feira (26), a criação de uma Comissão Parlamentar para intermediar o diálogo entre a Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), responsável pela realização do evento, e os governos municipal, estadual e federal.
Após o anúncio da diretoria da Coopmac de que a 54ª Exposição de Vitória da Conquista, prevista para ocorrer entre os dias 9 e 13 de abril de 2025, seria adiada devido à falta de apoio financeiro dos setores público e privado, a Câmara de Vereadores instaurou uma Comissão Parlamentar. A Comissão é composta pelos vereadores Léia de Quinho (PSD), que assumiu a presidência, acompanhada por Ricardo Gordo (PSB) e Luís Carlos Dudé (União). O tema gerou debate na sessão desta quarta-feira (26), com os parlamentares ressaltando a importância econômica e cultural da Exposição não apenas para Vitória da Conquista, mas para toda a região.
A presidente da Comissão, Léia de Quinho, manifestou sua tristeza, como cidadã conquistense, produtora rural e expositora, diante da possibilidade de o evento não acontecer. “A Exposição de Conquista é uma das maiores festas do agronegócio da Bahia. Além das oportunidades de negócios, é um espaço de lazer e diversão para todas as famílias. Já tive uma reunião com César Neri, diretor da Coopmac, justamente para tratar da possível realização do evento”, informou a vereadora.
Léia de Quinho também afirmou que já entrou em contato com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), que garantiu o apoio do governo estadual para a realização da exposição. “Entendo que a iniciativa deve partir do município, do Executivo. Nos próximos dias, estamos alinhando uma reunião entre a Comissão, a Coopmac e o Governo do Estado para tratar da realização da exposição. Estou empenhando todos os meus esforços para que esse evento aconteça na minha amada Vitória da Conquista”, finalizou a vereadora.