Um requerimento que solicita uma audiência pública para discutir a escala 6×1 foi aprovado pela Comissão do Trabalho da Câmara dos Deputados na quarta-feira (8). A sessão irá debater sobre o regime de trabalho em que o empregado trabalha seis dias consecutivos e folga um.
O requerimento foi apresentado pelo deputado federal Luiz Carlos Motta (PL-SP). De acordo com o parlamentar, o objetivo é promover um debate democrático sobre as condições de trabalho no setor do comércio.
A proposta de Luiz Carlos Motta prevê ainda a participação de representantes de federações, confederações e entidades sindicais que representam trabalhadores do setor, além de especialistas em saúde ocupacional e representantes do poder público.
“É fundamental abrir espaço democrático para ouvir suas demandas, percepções e dificuldades cotidianas em relação a esse regime”, argumenta.
A ideia é que a audiência pública sirva como meio para avaliar se o modelo atual “atende ao equilíbrio entre produtividade e bem-estar, ou se há necessidade de ajustes legais e normativos que assegurem melhores condições de trabalho e de descanso”.