A Granja do Torto, residência oficial de campo da Presidência da República, recebeu, nesta sábado (8), cerca de cinco jabutis fêmeas para compor o quadro de animais. A decisão foi motivada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) após o órgão notar o “excesso de machos” no local.
A chegada dos jabutis à Granja do Torto foi compartilhada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Janja Lula, no Instagram.
“A gente vai dar para esses bichinhos não a liberdade que eles têm no meio da floresta. Mas uma cascatinha para eles poderem tomar banho, um riacho bastante desenvolvido, com água limpa, para eles poderem tomar banho e beber. Duas casinhas do ‘Minha Casa, Minha Vida’ — cada uma dessas casinhas cabem dois ou três — e tratá-los com decência, porque não é fácil a vida animal com o ser humano que tá sendo criado no mundo hoje”, disse Lula.
Os animais, que foram resgatados pelo Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), passarão por reabilitação. Posteriormente eles serão devolvidos para a natureza.