Na madrugada deste domingo (16), a dançarina e comunicadora Lorena Xavier, de 22 anos, foi coroada a 44ª Deusa de Ébano durante a tradicional Noite da Beleza Negra, promovida pelo Bloco Ilê Aiyê. No ano passado, a musa chegou a ficar em segundo lugar no concurso. Moradora de Itapuã, Lorena é dançarina, escritora e comunicadora.
O evento, que celebra a ancestralidade e o protagonismo da mulher negra, homenageou Ekedi Dete Lima, fundadora e estilista do bloco.
Celebração e representatividade
Além de Lorena, 14 finalistas desfilaram na passarela com suas performances de dança afro, carisma e força, reafirmando a diversidade e a potência da mulher negra. As princesas eleitas foram Tainã De Palmares, em segundo lugar, e Stephanie Ingrid, que ocupa o terceiro lugar.
Com o tema “O Curuzu é o mundo: e a porta de entrada é a percussão”, a 44ª edição destacou o papel central do Ilê Aiyê na preservação da cultura afro-brasileira.
Ao celebrar 50 anos de história e luta contra o racismo, o Ilê Aiyê reafirma sua importância como símbolo de resistência e transformação social. Mais uma vez, a Senzala do Barro Preto foi palco de uma noite histórica, em que a beleza e a força da mulher negra brilharam em sua máxima expressão.
A iniciativa contou com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio do edital Eventos Calendarizados do Fundo de Cultura da Bahia (Secult-BA).