Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Lula e Barroso debatem indicado ao STF em jantar de despedida

Em seu último dia como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, ganhou, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), um jantar de despedida, na sexta-feira (17), realizado no Palácio da Alvorada. No encontro, o político e o jurista debateram apenas uma coisa: o novo indicado a vaga.  

Segundo afirmaram interlocutores do presidente e do magistrado, em declaração à Folha de São Paulo, durante duas horas ambos debateram sobre a sucessão, mais mulheres no STF, o futuro do judiciário, política e vida pessoal. A primeira-dama, Janja, não esteve presente no encontro, por estar viajando.  

De acordo com as fontes, Barroso chegou a tecer comentários sobre os principais nomes cotados por Lula, afirmando apenas que “todos são preparados” para a vaga ao cargo de ministro que ele deixou em aberto.  

O encontro ocorreu pouco depois que o magistrado proferiu o voto a favor da descriminalização do aborto até o 3º mês de gestação, ocorrido em sessão extraordinária solicitada por ele ao presidente do STF, Edson Fachin. Assim, o ministro seguiu os passos da ministra Rosa Weber ao também votar favoravelmente no projeto antes da aposentadoria.  

Barroso anunciou sua aposentadoria precoce na última quinta-feira (9), afirmando que estava na hora de “seguir novos rumos”. Aos 67 anos, ele poderia ter ficado no cargo por mais 8 anos, quando completaria 75 anos, data limite para a se manter no cargo. O agora ex-ministro chegou ao cargo em 2013, indicado por Dilma Rousseff.  

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS