O baiano Alberto Bastos Balazeiro, ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), tomou posse, nesta segunda-feira (17), como membro honorário do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB), o mais antigo das Américas, fundado em 1943.
O proponente para a nomeação de Balazeiro veio de outro baiano: o advogado e conselheiro federal da OAB, Luiz Coutinho, juntamente com o atual presidente do IAB, Sydney Sanches.
O IAB nasceu com o objetivo de criar o que, anos mais tarde, se constituiria como a Ordem dos Advoados do Brasil. Atualmente, é um espaço dedicado à cultura e ao debate dos grandes temas nacionais, bem como de defesa da ordem jurídica e do Estado Democrático de Direito.
“Integrar o IAB é fazer parte de uma instituição que marca a história do Direito e do conhecimento jurídico em nosso país. É uma honra poder estar ao lado de tantos ilustres colegas e, agora, ter como o membro o ministro Balazeiro, que, sem dúvida, trará inúmeras contribuições para o IAB e para o meio jurídico brasileiro”, afirmou Luiz Coutinho.