Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projetos de Salvador sobre educação climática são apresentados em evento internacional rumo à COP30

Divulgação/Prefeitura de Salvador

Três iniciativas da Prefeitura de Salvador voltadas para educação climática na infância foram destaque no encontro internacional “Crianças e Ação Climática: Prioridades e Compromissos rumo à COP30”, realizado nesta quinta-feira (3), em Brasília.

Foram apresentados o Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE), o Nupdec Mirim — ambos da Codesal — e o Pátio Naturalizado, implantado no CMEI União da Boca do Rio. As ações reforçam a proposta de preparar crianças para lidar com os impactos da crise climática, colocando a infância no centro das políticas públicas ambientais.

O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, representou a gestão municipal no painel sobre educação e adaptação climática. Ele ressaltou que “não existe justiça climática sem justiça para a infância” e defendeu que as crianças são multiplicadoras de práticas de autoproteção em suas famílias e comunidades.

Entre os projetos, o Pátio Naturalizado cria espaços de brincadeiras integrados à natureza, com previsão de expansão para outras 100 escolas até o fim da atual gestão. Já o PDCE e o Nupdec Mirim capacitam estudantes e formam grupos de jovens para atuar na prevenção de riscos e no fortalecimento da cultura de proteção civil.

O encontro reuniu lideranças políticas, pesquisadores e representantes da sociedade civil em preparação para a COP30, que será realizada em novembro, em Belém.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS