A influenciadora Aline Bardy, conhecida no Instagram como Esquerdogata, onde acumula mais de 800 mil seguidores, foi presa no sábado (25) por desacatar e ofender policiais militares em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
Conforme registro da Polícia Militar, ela apresentava sinais de embriaguez e passou a proferir frases depreciativas sobre o salário e a condição social dos agentes durante a abordagem, chegando a afirmar que eles “ganham R$ 3 mil” e que “não têm dinheiro nem para falar com advogado”. As informações são do Metrópoles.
A influenciadora também teria dito: “Minha sandália vale o carro de vocês”, “Você tem noção de quem é você e quem sou eu?” e “Sabe que uma militante ser presa, isso vai me fazer deputada federal? Vou mandar em vocês tanto. Você é um policialzinho, ganha licença-prêmio”.
Após ser colocada na viatura, a mulher tentou usar a algema para quebrar o vidro traseiro do veículo.
Ela foi solta após audiência de custódia, na tarde de sábado, mas deve ser submetida a medidas cautelares, como não sair à noite. A defesa nega que ela tenha cometido crime racial.
Quem é a Esquerdogata
Aline Bardy Dutra se descreve como comunicadora, professora e militante política de esqueda. Em seu Instagram, onde acumula quase 900 mil seguidores, compartilha vídeos e conteúdos críticos sobre política, cultura e direitos humanos.
Em setembro, ela causou polêmica ao publicar um vídeo em frente à casa do ex-presidente Jair Bolsonaro. Vestindo uma camisa da Seleção Brasileira, Aline pediu que um dos seguranças do local se ajoelhasse para uma oração. Após pedir “anistia”, encerrou dizendo: “Deus te elimine”.