A secretária municipal do Mar de Salvador, Duda Lomanto, em participação live do BNEWS sobre a COP30 que será realizada em Belém (PA), destacou que as discussões sobre o cuidado com os oceanos que devem ocorrer durante a conferência climática devem também nortear as ações na pasta soteropolitana. A secretária destacou ainda que os oceanos, nas discussões sobre a crise climática durante o encontro internacional em Belém, não deve ser mencionados como vítimas, mas como vias para solucionar os problemas identificados.
“Vai ser uma discussão importante na COP30. E a gente [deve] colocar o oceano não como vítima de um processo de problema climático, mas como um aliado da solução”, disse a secretária. “Um legado da COP será olhar o oceano como aliado nas mudanças climáticas”, complementou Duda.
Em Salvador, Duda Lomanto destacou a importância da criação da pasta do Mar. “Foi uma excelente iniciativa do nosso prefeito Bruno Reis, com uma gestão eficiente baseada em indicadores. Todos os indicadores apontam para a necessidade de uma criação de uma Secretaria do Mar, visto que representa 2,8% do nosso PIB [Produto Interno Bruto], incluindo aí toda atividade portuária e também sobre todas essas discussões que estão sendo feitas hoje sobre a importância do oceano”, disse Duda Lomanto.
“Diante de todos esse elementos que estão sendo discutidos sobre o oceano no mundo, o prefeito Bruno Reis tomou a decisão de criar e fomentar o desenvolvimento econômico do Salvador em uma nova matriz econômica através do mar”, disse a secretária do Mar.
Confira a entrevista completa: