O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), afirmou nesta sexta-feira (22) que o Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMAM), reativado em 2025, conta com representantes da sociedade civil. A declaração foi dada após questionamentos sobre a ausência de participação popular na composição do colegiado.
Segundo o prefeito, a formação atual já contempla entidades fora do poder público. Ele acrescentou que ainda faltam indicações para que o conselho seja totalmente preenchido.
“Eu vi ontem os membros do Comam e tem representantes de diversas entidades da sociedade civil. O que está faltando é completar ainda alguns outros membros. Deve estar faltando duas ou três entidades indicarem para poder a gente fazer a nomeação do novo Comam”, explicou.
Bruno Reis destacou ainda que há legislação específica que define a participação da sociedade civil na formação dos conselhos municipais.
“Inclusive há uma lei que regulamenta a formação desses conselhos e todos os conselhos da Prefeitura obrigatoriamente têm que ter representantes da sociedade civil”, concluiu.
A Prefeitura não detalhou quais entidades já estão confirmadas na composição do conselho nem o prazo para as novas nomeações.
*Com informações da repórter Sandra Mercês