Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Santiago do Iguape sedia 4ª Feira Literarte Intercultural com foco em vivências quilombolas

Foto:Divulgacão

A comunidade de Santiago do Iguape, no Recôncavo Baiano, será palco da 4ª edição da Feira Literarte Intercultural, entre sexta-feira (3), e domingo (5). O evento, realizado pelo Instituto Mãe Lalu, terá como tema “Vivências e Saberes Quilombolas” e promete reunir apresentações culturais, oficinas, lançamentos literários, gastronomia e artesanato. A participação é gratuita.

A idealizadora da feira, Oracy Suzarte, destacou que esta edição ganhou maior dimensão.
“Ampliamos nossa roda cultural com apoio do edital da Fundação Pedro Calmon. Teremos escolas do Recôncavo Baiano, comunidades da Bacia do Iguape e o lançamento de duas obras literárias exclusivas do instituto, escritas em aula de campo às margens do rio Paraguaçu”, disse.

Além de valorizar a cultura quilombola, a feira também incentiva a leitura, a troca de saberes e o diálogo entre diferentes gerações. A programação contará com estações temáticas dedicadas à poesia, teatro, música, literatura, moda e artes visuais. Entre os destaques está a inauguração da biblioteca comunitária Tenda Rosal, e a ação “Leve e Leia”, da Fundação Pedro Calmon.

O projeto integra o Programa Bahia Literária e foi contemplado no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (nº 01/2024), com incentivo do Governo da Bahia, por meio das secretarias de Educação e Cultura. O evento também arrecadará alimentos para o programa Bahia Sem Fome.

Sobre o Instituto Mãe Lalu

Fundado em 2021, o instituto homenageia Aurelina Souza dos Santos, a “Lalu”, parteira e madrinha que marcou a comunidade. Sem fins lucrativos, a instituição atua com 176 crianças e adolescentes, desenvolvendo projetos de educação e cultura em nove comunidades da Bacia do Iguape.

Serviço:
Feira Literarte Intercultural
Quando: De 3 a 5 de outubro, a partir das 14h
Onde: Instituto Mãe Lalu, Santiago do Iguape
Entrada gratuita

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS