Após uma semana de trabalho intenso, a equipe gestora e pedagógica do Território de Identidade do Médio Rio de Contas(NTE 22) concluiu, nesta sexta-feira (7), a ação itinerante que percorreu escolas, acompanhando de perto a Jornada Pedagógica 2025, promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). A iniciativa, que esteve em 32 escolas da rede estadual, promoveu o alinhamento pedagógico, fortalecendo a qualidade do ensino e ouvindo as demandas da comunidade escolar.
A jornada deste ano traz como tema a “Educação sustentável, inovadora e que cuida das aprendizagens”. O evento, que acontece em todas as unidades escolares da rede estadual, reúne professores, gestores e a comunidade escolar para discutir estratégias e aprimorar a gestão das aprendizagens na rede.
Para a diretora do NTE 22, Silvana Pereira, a proximidade com as escolas é fundamental para garantir um ensino de qualidade. “As visitas aos municípios são importantes para aproximar mais as redes estadual e municipais, reforçar o regime de colaboração, transporte escolar e garantir o cumprimento dos 200 dias letivos do calendário escolar de 2025”, destacou.
Ao longo da semana, a equipe percorreu os municípios de Jequié (sede), Jitaúna, Aiquara, Ipiaú, Boa Nova, Manoel Vitorino, Itagibá, Dário Meira, Barra do Rocha, Ibirataia, Campo do Algodão, Itagi, Ubatã, Nova Ibiá, Apuarema, Itamari e Gongogi.
Além das escutas pedagógicas realizadas com gestores, professores e estudantes, a equipe do NTE 22 distribuiu fardamento, cartões de alimentação para trabalhadores terceirizados, livros, tablets e outros materiais essenciais para o desenvolvimento das atividades escolares.
Para David Carneiro, diretor do Colégio Estadual Professor Firmo Nunes de Oliveira, em Jequié, a ação reforça a unidade da rede estadual de ensino e facilita a integração entre as escolas. “Nós fazemos parte de uma rede e o NTE é justamente essa costura que unifica todas as unidades e faz a ponte com a Secretaria de Educação. Esta visita ajudou as escolas a se programarem de acordo com o que está estruturado, garantindo que sigam um planejamento alinhado e um modelo de gestão coerente. A integração fortalece o ensino e contribui para que os estudantes tenham uma experiência mais equilibrada em toda a rede”, afirmou.
Com o encerramento da ação itinerante, o NTE 22 reafirma seu compromisso com a educação da região, garantindo que as escolas estejam preparadas e alinhadas com as diretrizes pedagógicas para o novo ano letivo.
Fonte: Ascom/SEC