Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Após 8 anos de gestão, Rogério Costa deixa legado de desenvolvimento em Santo Estêvão

A cidade de Santo Estêvão (BA), a Joia do Paraguaçu, é conhecida por suas belezas naturais, avenidas amplas e arborizadas, lagoas, parques e jardins, além da exuberância do Rio Paraguaçu. Enquanto esteve à frente da gestão municipal (2017-2020 / 2021-2024), o prefeito Rogério Costa não mediu esforços para angariar verbas, colocando a cidade no mapa como uma das que mais cresceram na Bahia nos últimos oito anos. Seu governo investiu na Saúde, Educação, Cultura, Assistência Social, Infraestrutura e demais áreas, transformando Santo Estêvão em um município-polo da região.

Visto como um grande sonhador, que gosta de cuidar das pessoas e, principalmente, de sua cidade, Rogério Costa, na infância,  revelou  à sua mãe, uma dona de casa, seu grande sonho: “Ser prefeito da cidade.” Ela respondeu: “Onde já viu, meu filho, quem pega na enxada ser prefeito?” Mesmo ciente de suas limitações, ele buscou se aperfeiçoar para ocupar o tão almejado cargo e, antes de ser prefeito, foi vereador por quatro mandatos.

Compreendendo a importância da Educação, durante sua gestão, Rogério Costa construiu mais de 20 unidades escolares na sede e na zona rural do município. Em parceria com o Governo Federal, viabilizou a instalação de um IF Baiano, que contará com refeitórios estudantis, ginásios, bibliotecas e salas de aula modernas, proporcionando uma educação profissional e tecnológica. As obras já estão em andamento, e a previsão de entrega é para 2026. Além disso, sua gestão disponibilizou transporte universitário para todos os alunos que estudam longe de suas residências.

Na Saúde, os pacientes que fazem tratamento de hemodiálise não precisarão mais se deslocar para outras cidades. Por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Santo Estêvão e o Grupo Clínica Senhor do Bonfim, a gestão de Rogério Costa trouxe para o município a Clínica de Nefrologia de Santo Estêvão, destinada a pacientes com problemas renais. A unidade de saúde foi construída em uma área de propriedade pública, doada pelo poder executivo municipal, conforme a Lei nº 482/2019, visando oferecer uma alternativa de tratamento local para quem necessita. Ainda em seu governo, Santo Estêvão também se tornou referência em saúde bucal com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e caminha para ser destaque com o Centro de Parto Normal, destinado a prestar assistência humanizada e de qualidade ao parto fisiológico de baixo risco, com quartos individuais e banheiros acoplados.

Como a população de Santo Estêvão é predominantemente rural, o ex-prefeito Rogério Costa também investiu significativamente para melhorar a vida dos trabalhadores do campo. Para isso, apostou em projetos que promovem o desenvolvimento da agricultura familiar. Um exemplo, é o Projeto Municipal de Aração de Terras de 2021, que beneficiou mais de 3.500 famílias de agricultores familiares e foi executado exclusivamente com recursos próprios. Os moradores da zona rural também foram contemplados com o Programa Caixa Mil, que distribuiu caixas d’água de mil litros a famílias em situação de vulnerabilidade temporária.

Durante sua gestão, Rogério Costa, em parceria com a Embasa, entregou à população de Santo Estêvão a ampliação do sistema de esgotamento sanitário. Esse empreendimento disponibiliza o serviço de coleta, tratamento e destinação adequada do esgoto para cerca de 3.500 imóveis nos bairros: Centro, Adair de Miranda e parte da Urbis, beneficiando aproximadamente oito mil pessoas.

Ao finalizar sua gestão, o ex-prefeito Rogério Costa se mostra convicto de que trouxe grandes melhorias e afirma que continuará trabalhando em prol do município. “Você, meu irmão santoestevense, meu conterrâneo, pode ter certeza: se eu não realizei tudo o que era necessário, fiz tudo o que estava ao meu alcance. Meu grande objetivo sempre foi cuidar das pessoas”, pontua Rogério.

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS