Com eleições marcadas para o dia 25 de maio, as eleições da CBF ganharam um novo capítulo. Com apoio expresso de Bahia e Vitória, 32 clubes das Séries A e B do Brasileirão declararam voto a chapa do dirigente Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF).
A nota foi divulgada na tarde deste sábado (17), onde demostra a irritação dos clubes brasileiros que se considerarem ignorados no processo da eleição na CBF, convocada pelo interventor Fernando Sarney. Houve uma reunião entre dirigentes de clubes da Libra e da Liga Forte Futebol (LFU), antes da divulgação da nota.
➡️ Confira o texto:
Apenas oito clubes não assinaram a nota em apoio ao dirigente paulista que está à frente da FPF desde 2015: Grêmio, Palmeiras, Volta Redonda, Paysandu e Remo, no bloco da Libra, e Botafogo, Vasco e Athletic, pela LFU. O oponente de Reinaldo Carneiro, Samir Xaud, vem enfrentando resistência e rejeição dos clubes.
🗳️ Disputa pela presidência da CBF
O presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol conta com apoio da maioria das federações, sendo 19 das 27 entidades estaduais, mas não procurou os clubes para buscar uma união nas eleições da CBF, segundo o ge.globo. Além disso, pesa contra Samir o argumento de que preside uma federação com pequena relevância no futebol brasileiro.
Sobre as eleições da CBF, para concorrer à presidência, um candidato deve ter apoio de oito federações e cinco clubes. Agora, o dirigente da FPF precisa buscar o apoio das oito federações, que não declararam apoio à Samir Xaud, para poder inscrever a chapa no pleito.
Para ser eleito o candidato precisa somar, pelo menos, 71 votos. Times da Série A têm peso 2, e as equipes da Série B têm peso 1. As federações têm peso três e tem maior poder de decisão na votação. Marcado inicialmente para o dia 25, o pleito poderá mudar de data após críticas do clubes, pois teria uma rodada do Brasileirão em meio as votações.
🎥 Assista abaixo o programa Arena BNews: