Na última sexta-feira (4), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou uma Sessão Especial dedicada à Campanha da Fraternidade 2025, que este ano traz como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”. O evento reuniu autoridades religiosas, representantes do poder público, movimentos eclesiais e lideranças comunitárias, para reforçar o compromisso coletivo com a preservação da nossa casa comum: o planeta.
O presidente da Câmara, o vereador Ivan Cordeiro, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância do diálogo entre a Igreja e o Poder Legislativo na construção de políticas públicas voltadas à sustentabilidade.
Após a abertura da sessão, o Padre Frenilson Brito, Coordenador Pastoral Arquidiocesano, conduziu a oração inicial, seguido por diversos discursos, marcados pelo destaque a urgência de ações concretas em defesa do meio ambiente.
Em sua primeira participação em uma sessão especial da Campanha da Fraternidade desde que assumiu como arcebispo, Dom Vítor Agnaldo reforçou a relevância do tema ecológico, que segundo ele, diz respeito a toda a sociedade. “A Igreja, através da Campanha da Fraternidade, quer chamar a atenção para esta questão ambiental e reunir todos à mesa – neste caso, aqui em Vitória da Conquista – para realmente discutir a questão ecológica e da degradação da natureza. Quem é da cidade conhece os problemas locais e pode propor soluções para evitar a destruição do nosso planeta, da nossa casa comum, onde todos vivemos.”
Dom Vítor ainda destacou que a Campanha deste ano convida todos à conversão ecológica integral, o que começa com pequenas ações cotidianas e passa por uma educação ambiental consciente. “Que cada um faça a sua parte. Desde pequenas ações até grandes, apoiando movimentos e iniciativas em defesa da ecologia”, afirmou. Como gesto concreto da Arquidiocese, ele mencionou a Coleta da Solidariedade, que acontecerá no fim de semana do Domingo de Ramos.
Além das falas do arcebispo e de lideranças católicas, ficou em destaque a defesa de alguns vereadores sobre ao tema, como o vereador Luís Carlos Dudé também se posicionou. “ É a oitava vez que nós estamos tratando dentro na campanha da CNBB de um tema tão importante que é a ecologia. Eu acho que o cuidado do sistema ambiental do nosso país, do nosso estado e sobretudo da nossa cidade de Vitória da Conquista é algo fundamental. As discussões elas têm que ser amplas. Mas nós não podemos ficar apenas nas discussões. Nós temos que discutir, debater e trazer resolutividade dessas discussões.”
A vereadora Cris Rocha destacou a relevância do debate ambiental dentro da Casa Legislativa. “Como católica praticante, estou muito feliz por esse momento. Quando falamos de ecologia integral, falamos de cuidar da nossa casa – não só a pessoal, mas o mundo. Precisamos discutir ações, políticas públicas e mudanças individuais para manter nosso planeta habitável. As mudanças climáticas já são uma realidade, e precisamos agir.”
O diácono Luciano Santana, representante da Cáritas Arquidiocesana, trouxe para a pauta exemplos práticos de ações locais: o cuidado com as nascentes do Rio Verruga e do Poço Escuro, relembrou o trabalho dos catadores de materiais recicláveis e o projeto do Movimento Familiar Cristão (MFC) de recolhimento de óleo usado e afirmou que precisamos urgente de um projeto de reflorestamento em nossa cidade.
A sessão também contou com a presença da Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretária Municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, reafirmando o compromisso da gestão com ações de sustentabilidade.
Ao final, o vereador Ricardo Gordo sugeriu que futuras sessões especiais com temas religiosos ou sociais sejam realizadas nas paróquias da cidade, “para podermos sentir de perto o calor humano do povo”.
A Sessão Especial reafirmou o papel do Legislativo como espaço de escuta, diálogo e articulação entre fé, sociedade e políticas públicas. O tema da Campanha da Fraternidade deste ano reforça que cuidar do planeta é um compromisso de todos – e começa dentro de casa.