Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Começa nesta segunda-feira encontro que vai reunir 7 mil indígenas de todo o país em Brasília

Começa nesta segund-feira (7),  em Brasília, o Acampamento Terra Livre (ATL), maior assembleia nacional do movimento dos povos originários, que deve reunir cerca de sete mil indígenas de mais de 200 nações de todos os estados do Brasil, até a próxima sexta (11).

Clique aqui e inscreva-se em nosso canal no Youtube!

Entre as principais pautas que serão abordadas durante o encontro, está a articulação em torno da participação dos povos indígenas na COP-30, Conferência do Clima da ONU que acontece em novembro, em Belém (PA).

Já está confirmada a presença na COP 30 das delegações internacionais indígenas do chamado G9, o grupo de nove países da bacia amazônica (Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname), além de lideranças do Canadá, da Austrália e das Ilhas do Pacífico. 

Outra prioridade dos indígenas reunidos na ATL será a luta contra o Marco Temporal, tese jurídica que diz que apenas os povos indígenas que estavam em seus territórios na promulgação da Constituição, em outubro de 1988, têm direito à demarcação da terra. A tese já foi derrubada pelo STF, mas um Projeto de Lei aprovado pelo Congresso revalidou a tese, que voltou a ser discutida pelo STF.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS