Está em cartaz nos cinemas o documentário As Primeiras, dirigido por Adriana Yañez, que resgata a trajetória das mulheres da primeira Seleção Feminina de Futebol do Brasil, nos anos 1980. O filme reúne depoimentos de ex-atletas que, mesmo enfrentando proibições e dificuldades históricas, abriram caminho para o futebol feminino no país.
Durante mais de 40 anos, o futebol foi proibido para as mulheres, e a regulamentação só aconteceu em 1983. Nesse período de restrições, poucas vozes foram ouvidas, e o esporte ficou à margem. Nomes como Elane dos Santos, Maria Lucia da Silva, Marilza Martins, Marisa Pires, Roseli de Belo e Rosilane Camargo fazem parte do grupo de atletas pioneiras que fizeram história.
Leda Maria Abreu, de 59 anos e moradora de Itaboraí, na região metropolitana do Rio, atuou profissionalmente por 26 anos e conta que tinha 17 quando foi cabeça de área (volante) na primeira seleção feminina. Ela afirma: “Trazer uma visibilidade pra gente, porque tivemos o apagamento de uma geração inteira, e mostrar o quanto lutamos, o quanto a gente sofreu para estar dentro dos campos, contra tudo e contra todos. Conseguimos, por meio do filme, trazer essa amizade que nos unia, atravessando as barreiras todas desse período em que jogamos futebol.”
O documentário está sendo exibido em salas de cinema no Rio de Janeiro e em São Paulo, e ficará disponível em streaming a partir de 17 de abril.