— Foto Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
As investigações sobre o esquema de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), atualmente em tramitação na Justiça Federal de primeira instância, podem alcançar o Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi confirmada por fontes ouvidas pela reportagem.
A expectativa é de que sejam firmados acordos de delação premiada com integrantes de associações envolvidas nos descontos indevidos e com servidores do INSS. Segundo relatos, as delações podem atingir até 20 parlamentares, entre deputados e senadores ligados a partidos do Centrão. As denúncias incluem suspeitas de repasses mensais a esses parlamentares, em um modelo comparado ao esquema do Mensalão.
Pessoas com conhecimento das tratativas afirmam que os acordos de colaboração podem ser formalizados dentro de um mês.
O esquema investigado envolve a aplicação de descontos irregulares nos benefícios de aposentados e pensionistas, entre os anos de 2019 e 2024. Apurações da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal indicam a cobrança de mensalidades não autorizadas, viabilizadas por falsificação de assinaturas e ausência de documentação exigida.
As autoridades estimam um prejuízo de até R$ 6,3 milhões. O caso atinge diretamente beneficiários do INSS, entre eles aposentados e pensionistas.