A deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) comentou, nesta quarta-feira (2), a aprovação do Projeto de Lei da vereadora de Salvador, Marta Rodrigues (PT), que determina a criação de vagões exclusivos para as mulheres no metrô da capital baiana.
A declaração da socialista foi dada à imprensa, após mais uma sessão na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Ela elogiou a iniciativa da edil petista.
“Eu acho extremamente importante porque nós sabemos dos inúmeros casos de assédio sexual dentro, não apenas no metrô, mas dentro também dos ônibus. Obviamente o vagão rosa, como apelidado, é uma oportunidade das mulheres pegarem esse vagão, sobretudo à noite As mulheres tem uma insegurança imensa de entrar no transporte coletivo, de sair à noite. Recentemente, tivemos um assassinato de uma mulher saindo de um ponto de ônibus. Então é muito inseguro para as mulheres. E toda a ação que visa dar tranquilidade, dar paz para as mulheres, ela é bem-vinda. Eu parabenizo a vereadora Marta Rodrigues para levar esse projeto para o metrô de Salvador. Já esse projeto nos ônibus, hoje nós temos um índice altíssimo de assédio, inclusive que nos envergonha. Alguns deles, muitos motoristas param o transporte coletivo quando vêm agressores de mulheres, assediadores, estupradores. Porque importunação sexual tem o mesmo peso que estupro. Então, nós precisamos cuidar dessas especificidades que, infelizmente, apesar de nós sermos humanamente iguais, socialmente nós temos muitos problemas de insegurança. Então, toda iniciativa é muito importante, destacou Fabíola Mansur.
Foto: Jesus Souza