Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

FESF-SUS define data de eleição de novo Diretor-Geral

Em reunião realizada nesta terça-feira (16), o Conselhor Curador da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) instituiu a comissão eleitoral que irá conduzir o processo de escolha do próximo Diretor Geral da instituição, que exercerá mandato no triênio 2025/2028. Além disso, foi definido o dia 30 de setembro como data para realização do pleito.

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

A eleição acontecerá em reunião híbrida do Conselho Curador, com votos abertos e obrigatórios. 

A comissão eleitoral é composta por Bárbara Vilas Bôas (representante dos trabalhadores), Stela Souza (presidente e representante do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde – COSEMS) e Rivia Barros (representante da SESAB). São suplesntes Viviane Patrocinio (trabalhadores), Raul Molina (COSEMS) e Janaína Peralta (SESAB).

Segundo o regulamento da fundação, os 14 membros titulares do Conselho Curador estão habilitados a votar. Em caso de ausência, o suplente somente poderá votar se a falta por justificada. O quórum mínimo é de nove conselheiros com direito a voto.

Será eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos. O resultado será divulgado conforme previsto no Regulamento Eleitoral.

Requisitos para a candidatura 

O candidato precisa ter formação de nível superior na área da saúde através de instituição aprovada pelo Ministério da Educação, com pós-graduação nas áreas de saúde coletiva, saúde da família, saúde pública, gestão pública ou administração. Ou também pode ser ser graduado em outra área através de instituição de nível superior aprovado pelo Ministério da Educação, com pós-graduação em gestão/administração pública, preferencialmente na área de saúde, e possuir experiência comprovada na gestão de serviços, unidade ou sistemas de saúde de, no mínimo, dois anos.

Nome especulado

Nos corredores da fundação e da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) o nome especulado como novo comandante da FESF-SUS é o do ex-diretor do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde – DEGERTS, do Ministério da Saúde, Bruno Guimarães.  Ele é enfermeiro concursado da SESAB e já ocupou o cargo de Diretor de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGETS) da secretaria.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS