O Núcleo Territorial de Educação do Piemonte da Diamantina (NTE 16) promoveu, nesta quarta-feira (26), no Teatro do Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro (CEDBC), em Jacobina, a Oficina Territorial de Planejamento Estratégico 2024-2026, orientada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), com o objetivo de garantir que cada colégio tenha uma proposta alinhada às necessidades do seu território e integrada ao Plano de Intervenção Pedagógica (PIP).
Durante o encontro, gestores das unidades dos nove municípios pertencentes ao NTE 16 receberam orientações para a elaboração dos seus planos escolares. Foram abordados temas como elaboração, ciclos e etapas de planejamento estratégico; fluxo escolar; avaliações externas; uso do celular; eleição de líderes estudantis e jovens ouvidores; alimentação escolar; e Programa Educa Mais Bahia; dentre outros.
O professor e diretor do CETEP do Piemonte da Diamantina II, Gildeon Alves dos Santos, destaca a importância do planejamento construído com a contribuição dos gestores escolares. “Este encontro da gestão e equipe técnica do NTE 16 com a direção e coordenação pedagógica escolares se mostra de grande proveito, na medida em que fortalece o diálogo entre os envolvidos e, consequentemente, facilita a construção de um planejamento pedagógico mais democrático, mais consistente e mais conectado com as especificidades do território, bem como das unidades escolares circunscritas a ele”, disse.
A diretora do NTE 16, Nazaré Costa, destacou a importância da oficina de planejamento estratégico para gestores escolares. Segundo ela, essa capacitação é fundamental para que os gestores possam desenvolver habilidades e competências para planejar e gerenciar as unidades escolares de forma eficaz. “A oficina de planejamento estratégico é uma oportunidade única para que os gestores escolares possam refletir sobre as necessidades e os desafios das suas unidades e desenvolver planos de ação para superá-los”, afirmou Nazaré.
Fonte: Ascom/SEC