Uma nova oportunidade para fortalecer a pesca artesanal e transformar o futuro de comunidades tradicionais está chegando — e com inscrições abertas. Um projeto desenvolvido para capacitar lideranças locais e impulsionar a geração de renda, apoio institucional e a valorização do território, acaba de lançar uma nova turma.
Com vagas limitadas para 30 lideranças de organizações de pescadores e marisqueiras dos municípios de Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde e das Ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e Frades, o programa oferece capacitação gratuita com foco em temas como políticas públicas, previdência, marketing e comercialização do pescado.
A iniciativa é o Acelera Pesca, realizado pela Acelen em parceria com a AVSI Brasil, e vai apoiar diretamente 15 organizações locais. O objetivo é fortalecer estruturas comunitárias, ampliar o acesso a direitos e incentivar ações sustentáveis no território.
As inscrições vão até 9 de junho. O processo seletivo envolve análise de perfil, documentação e entrevistas. A formação acontece no Espaço Acelen Acender, em Candeias (BA), com carga horária de 80 horas.
“A Acelen acredita que desenvolvimento sustentável se faz com inclusão e respeito aos territórios. O Acelera Pesca está alinhado ao nosso compromisso de valorizar as comunidades do entorno da nossa operação”, afirma João Raful, vice-presidente de Recursos Humanos e Responsabilidade Social da companhia.
Vanessa Alonso, gerente de programas da AVSI Brasil, reforça a importância da ação: “Fortalecer as organizações da pesca artesanal é essencial para garantir a sustentabilidade econômica e ambiental dessas comunidades. Com o Acelera Pesca, protegemos o meio ambiente e construímos um futuro mais justo.”
Além da capacitação, a nova turma participará da elaboração e execução de um projeto coletivo de conservação ambiental, envolvendo os associados das comunidades — uma ação prática que une aprendizado e engajamento.