O governador Jerônimo Rodrigues (PT) apresentou em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (5), o balanço com os números do Carnaval de 2025 em Salvador e demais cidades baianas.
“Os dados foram muito significativos, nós não tínhamos nenhuma morte, as duas mortes que aconteceram no circuito carnavalesco, uma foi natural, por conta de um ataque cardíaco, e uma outra foi de afogamento, não é natural, mas não foi por questão de crime ou de violência, então não tivemos, novamente, segundo o ano seguido, graças a Deus, é o trabalho de segurança pública, sem nenhuma morte.” confirmou Jerônimo.
“Nós devolvemos à justiça o conjunto de pessoas que vieram pro circuito sem poderem vir, os “tornozelados”, havia 37 ultrapassando horário, o regramento de quem está com tornozeleira”, mencionou o governador sobre a eficiência do uso das câmeras para identificação de criminosos que estão em regime aberto e descumprindo as regras estabelecidas.
“Também com o tema de estupros, com o tema de violência contra a comunidade, a LGBT, nós criamos uma delegacia para isso, para poder fazer uma ação preventiva, mas se for o caso também executiva quando for preciso.”
“E da mesma forma, os dados, que nós nos preparamos para garantir uma rede de saúde próximo ou se não igual adequada, perfeita para termos todos os serviços disponibilizados. E graças a Deus não fomos precisos usar de todos os recursos. Então todos os mal-estares que tivemos durante o carnaval, seja pelo calor, seja por um excesso de bebida alcoólica ou o cansaço, todos esses fatores ou a dor natural ou de algum problema que alguém já tinha, todos eles foram cuidados aqui em Salvador e no interior do estado.”
“Nós tivemos uma distribuição de água, 82 mil litros de água foram distribuídos aqui na capital e no interior, a exemplo de Itabuna e Barreiras. Nós tivemos também pela Embasa e pela CIS o cuidado não só da distribuição de água, vocês não viram reclamações, por exemplo, na Linha Verde, quando a quantidade de pessoas visitantes vão para aquele lugar ou para a Ilha de Taparica, foram feitos serviços adicionais com estrutura para garantir que não faltasse água, nem faltasse gás, portanto, também, tanto além de patrocinar eventos no que diz respeito a Bahia Gás e a Embasa, todos os requisitos de poder cuidar para que os serviços não fossem dificultados ou prejudicados para quem faz turismo.” confirmou o governador.
“E no turismo tivemos aquilo que havíamos planejado e foi cumprido, chegando quase perto de um milhão de pessoas aqui em Salvador, três milhões e meio somados Bahia e interior, sete bilhões de reais, é a estimativa, poderemos até aperfeiçoar isso para mais ou para menos. Mas a expectativa é de sete bilhões, B de bola, sete bilhões de reais, que circulou na economia com essas diversas frentes, a chamada indústria do carnaval aqui em Salvador e em todo o território baiano.” finalizou Jerônimo.