O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completa 80 anos nesta segunda-feira (27) e se torna o primeiro chefe do Executivo brasileiro a atingir essa idade durante o exercício do cargo.
Durante visita à Indonésia, na última quinta-feira (23), Lula afirmou que pretende disputar um quarto mandato nas eleições de 2026. O presidente comemorou o aniversário de forma antecipada no país asiático.
“Eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que eu estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato no Brasil”, declarou o presidente.
Lula tem afirmado que uma nova candidatura dependerá de sua condição de saúde. Em setembro, ele declarou que “80 anos de idade é o tempo da maturidade máxima do ser humano”.
Até então, o recorde de presidente mais velho no cargo pertencia a Michel Temer (MDB), que deixou o poder em 2018 com 78 anos. Outros ex-presidentes encerraram seus mandatos na faixa dos 70 anos, como Getúlio Vargas, aos 72; Ernesto Geisel, aos 71; e Fernando Henrique Cardoso, também aos 71.