Em entrevista à TVE, exibida nesta segunda-feira (20), Mário Kertész, recordou a parceria com o arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé, responsável por importantes obras realizadas durante sua trajetória política, tema também presente em seu livro “Riso — Choro (e tudo mais que vem no meio)”.
Entre as obras do arquiteto, MK destacou a Igreja da Ascensão do Senhor, no Centro Administrativo da Bahia (CAB) e a Igreja de Nossa Senhora dos Alagados.“Lelé fez essa igreja fantástica, belíssima, a Igreja da Ascensão do Senhor”, contou Kertész.
O ex-prefeito também lembrou que, anos depois, o arquiteto foi responsável por outro projeto marcante. “Por coincidência, quando João Paulo II veio à Bahia, numa visita ele pediu para a gente fazer uma igreja de novo, e Lelé fez a igreja de Nossa Senhora dos Alagados”, relatou.
Lelé, reconhecido pela aplicação pioneira da arquitetura industrializada no Brasil, foi um dos principais colaboradores de Kertész em iniciativas urbanas e sociais que marcaram a paisagem de Salvador. Além de ter sido exibido na segunda-feira na emissora e no Youtube, o programa com Bob Fernandes e Mário Kertész será ainda reprisado no domingo (26), às 21h30.