Na manhã desta terça-feira (11), a Bancada de Oposição da Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou sua primeira reunião desta legislatura na Sala de Reuniões. O encontro contou com a presença da líder da bancada, Viviane (PT), do vice-líder Alexandre Xandó (PT) e dos vereadores Ricardo Babão (PCdoB), Ricardo Gordo (PSB), Cris Rocha (MDB) e Léia de Quinho (PSD). Os demais integrantes não puderam comparecer devido a compromissos relacionados ao mandato.
O encontro recepcionou os vereadores que iniciaram novos mandatos e abriu espaço para a discussão de pautas prioritárias, como a reforma da Lei Orgânica e do Regimento Interno, a estratégia de atuação nas comissões temáticas, a relação com a Mesa Diretora, com a Bancada de Situação e com o Poder Executivo.
A vereadora Viviane, líder do grupo, destacou a importância da manutenção do diálogo constante em benefício do progresso da cidade.
“Foi um diálogo democrático, de orientação de algumas pautas que consideramos importantes. Muitos vereadores e vereadoras estão estreando, por isso apresentamos a lógica de funcionamento da Casa, pra que a gente possa ter um trabalho mais harmônico e produtivo. Conseguimos esgotar alguns pontos de pauta e vamos levar ao presidente da Casa, pois pretendemos manter essa articulação tanto com a Mesa Diretora quanto com a Bancada de Situação, com os líderes, e manter o diálogo com o Executivo, para discutir e contribuir com o desenvolvimento da cidade”, afirmou Viviane.
O vice-líder Alexandre Xandó explicou que foi uma reunião para “alinhamento de conteúdo”, de recepção dos novos colegas para explicar melhor o regimento interno e outras questões internas. “Discutimos nossa atuação estratégicas dentro das comissões temáticas. Sabemos que a Oposição é minoria, tem uma dificuldade de atuação, mas ainda assim existem caminhos para buscarmos o melhor para nossa cidade, como a fiscalização dos recursos públicos. Além disso, iniciamos uma discussão sobre a reforma da Lei Orgânica e do Regimento Interno da Casa e fizemos um encaminhamento de um estudo coletivo por parte dos vereadores para apresentarmos nossas propostas de mudança”, declarou.
Os outros vereadores da Bancada de Oposição são Luciano Gomes e Dr. Andreson (PCdoB), Natan da Carroceria (Avante), Fernando Jacaré (PT) e Márcio de Vivi (PSD).