Uma operação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) realizada nesta quarta-feira (23) revelou um suposto esquema bilionário de fraude contra aposentados e pensionistas do INSS, envolvendo descontos indevidos nos benefícios entre 2019 e 2024. O desvio pode ter ultrapassado R$ 6,3 bilhões, segundo estimativas dos investigadores.
De acordo com a CGU, associações suspeitas ofereciam serviços inexistentes, como planos de saúde e descontos em academias, e aplicavam os descontos diretamente nos benefícios do INSS sem autorização dos segurados. Em muitos casos, assinaturas teriam sido falsificadas para validar os descontos.
O ministro da CGU, Vinícius Carvalho, informou que uma amostra de 1.300 aposentados e pensionistas foi entrevistada, e 97% afirmaram nunca ter autorizado os débitos. “A maioria dessas pessoas teve descontos fraudulentos, decorrentes de falsificação de assinatura”, declarou.
Como saber se você teve descontos indevidos:
Para verificar se houve cobranças não autorizadas no benefício, o aposentado ou pensionista deve acessar o extrato de pagamento pelo aplicativo ou site Meu INSS. Confira o passo a passo:
1. Acesse o Meu INSS (app ou site)
2. Faça login com CPF e senha do Gov.br
3. Clique em “Extrato de benefício”
4. Selecione o número do benefício
5. Na tela seguinte, verifique os descontos de mensalidades associativas
Como excluir cobranças indevidas
Se identificar um desconto irregular, o beneficiário pode solicitar a exclusão da mensalidade associativa. O pedido pode ser feito:
Pelo aplicativo Meu INSS
Pelo site
Pela central telefônica 135
Passo a passo no app/site Meu INSS:
1. Faça login com CPF e senha do Gov.br
2. Clique em “Novo pedido”
3. Digite “excluir mensalidade”
4. Selecione o serviço e siga as orientações da tela
Como bloquear novos descontos
Para evitar novos débitos:
1. No Meu INSS, digite na busca: “solicitar bloqueio ou desbloqueio de mensalidade”
2. Selecione o serviço
3. Leia e avance conforme instruções
Como solicitar estorno ou denunciar
O beneficiário pode contatar diretamente a associação (o número 0800 aparece no contracheque)
Também pode enviar e-mail para: [email protected]
Reclamações podem ser feitas no Portal Consumidor.Gov e na Ouvidoria do INSS, por meio da plataforma Fala BR
Segundo o Ministério da Previdência, o INSS notificará a entidade responsável pelo desconto para que apresente documentação ou devolva os valores cobrados indevidamente.