Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Reajuste salarial de 5,3% para professores da rede estadual da Bahia é aprovado pela Alba

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, na noite desta terça-feira (28), um projeto de lei que garante reajuste de 5,3% para os professores da rede estadual. A proposta, enviada pelo governo no fim de março, atende profissionais de diferentes níveis de ensino, incluindo educação indígena, e define que o aumento será concedido de forma gradual ao longo do ano.

Pelo texto, o reajuste será dividido em duas etapas, a primeira, de 3,3%, tem efeito retroativo a 1º de fevereiro de 2026 e incide sobre os salários praticados em 2025. A segunda parcela, de 2%, será aplicada a partir de julho. Com isso, o salário inicial da carreira passa a R$5.233,26, valor acima do piso nacional do magistério, atualmente fixado em R$5.130,64 para jornada de 40 horas semanais.

Representante da APLB-Sindicato, Rui Oliveira avaliou a aprovação como um avanço para os trabalhadores da educação. Segundo ele, a entidade agora deve pressionar o governo para que os valores retroativos sejam pagos o quanto antes, inclusive com a possibilidade de uma folha extra já no mês de maio.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS