O verão está a todo vapor no Brasil e isso significa haver a ocorrência de chuvas tropicais e muito calor. Este segundo ponto, inclusive, acende o alerta de muitos brasileiros com a incidência de vários insetos pelas suas residências. Entre eles estão as moscas, os mosquitos, as formigas e as baratas.
É sabido que existem diversos tipos de produtos que agem de forma mais ou menos eficaz no combate desses insetos e ajudam a evitar uma infestação. Quando esses itens tem sua eficácia perdida, algumas pessoas podem recorrer para soluções caseiras e naturais. Uma delas é usar a folha de louro atrás das portas.
Esse item é simples e comum de se ter em casa e nas cozinhas. É muito usado como tempero para dar sabor e cheiro aos alimentos, mas agora se descobriu uma outra utilidade: repelente de insetos. E segundo relatos, funciona até com as baratas.
Como tudo na vida, o uso da folha de louro também tem seu efeito colateral. Mas as pessoas não precisam se preocupar porque, usada dessa forma, também não trás risco à saúde. Na verdade, a folha também funcionará como um purificador do ar.
Porque a folha de louro serve para isso?
Essa está na composição da folha que contém o eugenol e outros óleos essenciais que produzem o cheiro exalado pelo produto. Para os humanos o cheiro é agradável — na maioria dos casos —, mas para os insetos, não. Neste caso, para os insetos esse cheiro é muito desagradável e incômodo, podendo repelir os insetos sem necessidade de aplicação de produtos químicos.
Como preparar
Para aplicar é simples. Separe e prepare algumas folhas de louro como se fosse usar no preparo de algum alimento. Após isso, as coloque atrás das portas e janelas que dão acesso ao exterior da sua residência. É necessário fazer isso em todos os cômodos que atenderem os requisitos supracitados e também com àqueles que possuam áreas com espaços de ventilação, como os acessos de um ar-condicionado ou janelas.