Acontece nesta quinta-feira, dia 29 de maio, às 20h, no Teatro Sesc Casa do Comércio, a cerimônia da 30ª edição do Prêmio Bahia Aplaude. Com o tema “Central dos Sonhos: o show começa aqui”, a noite promete reunir nomes de destaque da cena teatral, como atores, diretores, jornalistas, críticos e escritores em um evento marcado por homenagens, encenações, performances musicais e muitas surpresas preparadas especialmente para uma das datas mais esperadas do ano pela classe artística baiana.
As boas-vindas ficarão à cargo do mestre de cerimônia, o ator baiano Fábio Vidal, que irá conduzir a premiação e anunciar os grandes homenageados da noite. Entre eles, estão o criador do Prêmio, Marco Antônio Queiroz, e o jornalista José Cerqueira Filho, que acreditaram na ideia do Troféu Bahia Aplaude em 1993 e abriram os caminhos para sua existência até os dias de hoje. Também recebem a homenagem Marcos Uzel, colunista, articulista e crítico teatral, reconhecido pela preservação da memória do teatro baiano, e Ana Paula Bouzas, uma potência feminina nas artes, que sempre reforçou o poder transformador do teatro.
Entre uma categoria e outra, o palco será tomado por diversas expressões artísticas, incluindo cenas, canções, coreografias, fotos, vídeos, textos e até figurinos originais de espetáculos antigos que irão preencher o lugar com muita emoção e nostalgia.
Entre um ato e outro, os troféus serão entregues para os vencedores das nove categorias: Espetáculo Adulto, Espetáculo Infanto-juvenil, Direção, Ator, Atriz, Texto, Revelação, Performance e Categoria Especial.
A comissão julgadora desta edição é formada por Cristina Leifer, atriz, diretora e pesquisadora; Djalma Thürler, artista-pesquisador interdisciplinar, diretor artístico, dramaturgo e professor; Jorge Washington, ator e integrante do Bando de Teatro Olodum; Luciana Comin, atriz, professora, doutora, dramaturga e roteirista; e Rodrigo Severo, artista, pesquisador, professor, doutor e mestre em artes cênicas.
A premiação é uma realização da Aplaude Produções e Ministério da Cultura, sob a coordenação da Caderno 2 Produções, com patrocínio da Braskem e do Governo do Estado da Bahia, por meio do Programa Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda; e Cateno, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).