Uma pequena vila na cidade de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi esvaziada após cerca de 30 famílias serem expulsas por facções criminosas. Agora, o local, conhecido como Jacarezal, se tornou uma área fantasma, com casas trancadas, móveis intactos e ruas e comércios vazios.
Antes tranquila e formada por agricultores, a área se tornou alvo de disputa entre grupos rivais, principalmente Comando Vermelho (CV) e Terceiro Comando Puro (TCP), que assumiu o controle após uma aliança com a facção Guardiões do Estado (GDE).
A localização estratégica da vila foi um dos principais fatores para a disputa, pois fica próxima à CE-060, rodovia que liga Fortaleza ao interior, rota considerada importante para circulação de drogas, armas e dinheiro entre a capital e municípios menores.
Ao g1, moradores relataram que receberam prazos para deixar suas casas. Algumas famílias tentaram resistir, mas se retiraram após um vizinho ser assassinado.
“Teve gente que saiu sem levar nada, deixou geladeira, fogão, cama. Não dá para voltar pra pegar, é arriscado”, contou um morador que vive nas proximidades. “Depois das 21h ninguém anda a pé. Se escurecer e você estiver na rua, pode ser confundido”, disse outro.
De acordo com a Polícia Militar, o patrulhamento foi reforçado na região, enquanto a Polícia Civil diz investigar as ameaças e expulsões.
Em nota, o Ministério Público do Ceará (MP-CE) informou que acompanha o caso, e a Prefeitura diz não ter recebido pedidos formais das famílias, mas que atua em medidas de monitoramento e iluminação pública.