A vereadora Léia de Quinho celebrou o arquivamento da investigação da Polícia Federal sobre supostas irregularidades em sua campanha eleitoral de 2024. A parlamentar, mais votada de Vitória da Conquista nas últimas eleições, com 4.272 votos, conquistou uma vitória política e pessoal com a decisão. Sem provas que sustentassem as acusações, o inquérito foi encerrado, consolidando sua posição no cenário político local.
Eleita pelo Partido Social Democrático (PSD), Léia Santos Meira, popularmente conhecida como Léia de Quinho, destacou-se durante a campanha pela forte presença nas comunidades de Vitória da Conquista. Sua trajetória política está ligada ao trabalho social e ao apoio à população mais carente. Além disso, é esposa de José Henrique Silva Tigre, o Quinho Tigre, ex-prefeito de Belo Campo e ex-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), o que amplia sua influência no estado.
A apuração da Polícia Federal foi iniciada ainda em 2024, após denúncias de irregularidades eleitorais. Contudo, depois de meses de investigação, não foram encontrados elementos que justificassem um indiciamento. A decisão final foi o arquivamento do caso, o que reforçou a credibilidade da vereadora. “Quero agradecer a Deus pela vitória que tive. Todo mundo acompanhou que tive um inquérito arquivado pela Polícia Federal. Recebi essa notícia com bastante felicidade, mas não com surpresa. Porque era algo que a gente já esperava. Quando se caminha correto, com a verdade, o caminho é um só, o caminho é certeiro e a vitória vem”, declarou Léia.
A repercussão da absolvição de Léia de Quinho fortalece seus planos políticos e um mandato com participação popular. “Vitória da Conquista pode esperar um mandato com seriedade! A partir de agora, depois dessa vitória, estou mais leve. Porque, de certa forma, essas notícias incomodam a gente. Então, podem esperar um mandato de muito trabalho, de muita seriedade e, acima de tudo, com a participação da comunidade”, afirmou a vereadora.