bannerfull

Baía de Todos os Santos em clube das mais belas do mundo

Comissão avalia inclusão de cartão postal de Salvador no The Most Beautiful Bays in the World!

03 de junho - 2016 às 09h17
Baa-de-Todos-os-Santos-em-clube-das-mais-belas-do-mundo

CORREIO / Foto: Mauro Akin Nassor

O currículo impressiona: segunda maior baía do mundo (atrás apenas do Golfo de Bengala, na Ásia), 56 ilhas e 18 municípios ao redor. A Baía de Todos os Santos (BTS) é cheia de títulos – inclusive, é apontada como a origem do desenvolvimento econômico do Brasil e é considerada até a sede da chamada Amazônia Azul. Mas ela quer mais: agora, a campanha é para que ela seja aceita no seleto clube das mais belas baías do mundo (The Most Beautiful Bays in the World). O grupo, formado por 37 baías espalhadas por todos os continentes, foi fundado em 2002 e é uma espécie de rede de relacionamentos para discutir problemas e soluções. Esta semana, uma comissão técnica do clube chegou a Salvador para avaliar a BTS, cuja candidatura foi proposta em fevereiro deste ano, em um evento nas Filipinas.

“Fomos para o clube porque, onde tem baía, tem negócio. O encantamento é forte e tem a beleza natural, mas não é só isso. A beleza insinua tudo, inclusive negócios”, explica Eduardo Athayde, diretor da Associação Comercial da Bahia (ACB). A entidade é uma das que apoiam a candidatura. Hoje, os representantes do clube, que incluem o presidente eleito da entidade, o canadense Michel Bujold, e o vice-presidente para a América Latina, o argentino Henrique Litman, vão fazer um passeio para conhecer a BTS. Segundo a presidente da Fundação Baía Viva, Isabela Suarez, o roteiro inclui pontos como Ilha dos Frades e Ilha de Cajaíba, em São Francisco do Conde. “Em seguida, faremos a contracosta de Itaparica, estação ecológica da Ilha do Medo e ilhas do Paraguaçu”.

O resultado — se a baía vai fazer parte ou não do grupo — deve sair ainda este mês, segundo Michel Bujold. “A primeira impressão é que existe muito apoio à candidatura da BTS e isso é muito importante”, diz o presidente eleito, afirmando também que o apoio local à candidatura é um dos critérios de admissão na entidade. O certificado final só será entregue à BTS em novembro, no México.

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024