bannerfull

Castanha de caju baiana faz sucesso em São Paulo

Cooperacaju, de Ribeira do Pombal, é destaque na ABAV Expo Transforma. Saiba mais!

30 de setembro - 2019 às 09h45
Castanha-de-caju-baiana-faz-sucesso-em-So-Paulo

SDR // Divulgação

As amêndoas de castanhas de caju, produzidas por agricultores familiares da Cooperativa da Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia (Cooperacaju), conquistaram o público da 47° ABAV Expo Transforma, consolidada como uma das maiores e mais importantes feiras de negócios e turismo do Brasil, que acontece até esta sexta-feira (27), no Expo Center Norte, na Vila Miguel, em São Paulo. Os produtos da Cooperacaju estão à disposição dos visitantes no Espaço Empório Gastronômico: Sustentabilidade e Agricultura Familiar. No local, o ministério do Turismo e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apresenta uma mostra da gastronomia brasileira, com toda diversidade e qualidade dos produtos da agricultura familiar, representada por 10 empreendimentos produtores de alimentos e bebidas, além da cozinha show, com a elaboração de pratos da culinária regional e nacional.

“É uma grande oportunidade mostrar as nossas amêndoas de castanha de caju, para este público do turismo nacional e internacional, além de poder mostrar que a Bahia pode ser um bom destino para se fazer o turismo gastronômico também no interior, visitando as nossas comunidades e cooperativas produtoras de belos e deliciosos produtos”, destacou o diretor-presidente da Cooperacaju, Ícaro Renê Santos. A ação é resultado da parceria institucional entre o Ministério do Turismo, por intermédio da Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competividade do Turismo, e o Ministério da Agricultura, Pecuária, e Abastecimento, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo. O objetivo é a promoção e ampliação da comercialização de produtos e serviços turísticos, oriundos da agricultura familiar, especialmente os vinculados à hospedagem e gastronomia.

A Cooperacaju 

Com sede em Ribeira do Pombal, a Rede Cooperacaju, que recebe apoio do Governo do Estado, por meio de investimentos, que inclui desde assistência técnica e extensão rural (Ater) à infraestrutura, conta com 750 cooperados e comercializa amêndoas de castanhas de caju naturais, fritas e salgadas, além de um mix com amêndoas de castanha de caju, abacaxi e banana desidratada. A capacidade instalada de produção é de 110 toneladas de amêndoas beneficiadas e toda a comercialização é feita por meio da Central de Comercialização localizada no município de Ribeira do Pombal.

A Cooperacaju desenvolve um projeto social de beneficiamento de amêndoas da castanha de caju com base nos princípios da economia solidária e da sustentabilidade do semiárido do Nordeste da Bahia, com uma área de atuação que abrange os municípios de Água Fria, Antas, Banzaê, Biritinga, Cícero Dantas, Cipó, Euclides da Cunha, Fátima, Heliópolis, Itapicuru, Jeremoabo, Lamarão, Nova Soure, Novo Triunfo, Olindina, Quijingue, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Sátiro Dias, Sítio do Quinto e Tucano, sendo cinco unidades de beneficiamento.

Galeria de fotos

Comentários

netools comunicação digital
Sertão Baiano - Todos os direitos reservados © - 2024